Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh doa de quase meia tonelada de medicamentos e insumos hospitalares a hospital de Santa Maria no RS

Nesta segunda-feira, 13/05, às 17 horas, decola do aeroporto da Pampulha, um avião carregado com medicamentos e produtos médico-hospitalares com destino à cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

São cerca de 400 quilos de materiais como luva cirúrgica, avental cirúrgico, máscara cirúrgica, bolsa de estomia, agulhas anestésica, tubo endotraqueal, fraldas e vários medicamentos que serão doados ao Hospital Universitário de Santa Maria, pelo Hospital das Clínicas da UFMG, de Belo Horizonte.

As duas instituições fazem parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) de Hospitais Universitários, que, numa ação conjunta e proativa, tem conseguido enviar doações com o objetivo de ajudar no salvamento de muitas vidas neste momento tão delicado que a população gaúcha está enfrentando.

“Estamos acompanhando a situação de nossos amigos do Rio Grande do Sul e a situação dos hospitais, em especial daqueles que fazem parte da Rede Ebserh e recebemos pedido para envio de insumos hospitalares e desde então, temos trabalhado para tentar atender da melhor forma possível. Solicitamos que nossas equipes realizassem avaliação para que pudéssemos enviar o máximo de insumos possível e conseguimos enviar cerca de 400 quilos de materiais médico-hospitalares e medicamentos”, afirmou o superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira.

Devido às inúmeras interdições, os hospitais do sul do país têm enfrentado dificuldades no recebimento de insumos de seus fornecedores.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Imprensa UFMG