HC doa quase meia tonelada de medicamentos e insumos a hospital de Santa Maria
Instituições de saúde do Rio Grande do Sul têm enfrentado dificuldades para receber materiais de seus fornecedores
Um avião carregado de medicamentos e produtos médicos hospitalares doados pelo Hospital das Clínicas da UFMG partiu do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira, dia 13, com destino a Santa Maria, um dos municípios gaúchos gravemente atingidos pelas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
São cerca de 400 quilos de materiais como luvas, aventais e máscaras cirúrgicas, bolsa de estomia, agulhas anestésicas, tubo endotraqueal, fraldas e vários medicamentos que serão entregues ao Hospital Universitário de Santa Maria.
As duas instituições fazem parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) de hospitais universitários, que, em uma ação conjunta e proativa, têm conseguido enviar doações com o objetivo de ajudar no socorro à população gaúcha.
“Estamos acompanhando a situação de nossos amigos do Rio Grande do Sul e dos hospitais, em especial aqueles que fazem parte da Rede Ebserh e recebemos pedido para envio de insumos hospitalares. Desde então, temos trabalhado para tentar atender a demanda da melhor forma possível. Solicitamos que nossas equipes fizessem uma avaliação no sentido de viabilizar o envio do maior volume possível de insumos”, afirmou o superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira.
Devido às inúmeras interdições provocadas pelos estragos das chuvas, os hospitais do sul do país têm enfrentado dificuldades para receber insumos de seus fornecedores.
Mais solidariedade
O Hospital das Clínicas já havia deflagrado, na semana passada, uma campanha de arrecadação de donativos. Os materiais podem ser entregues na Unidade de Comunicação (1º andar, ala sul do prédio principal) ou depositados nas caixas instaladas no hall de entrada do prédio principal da unidade hospitalar (Avenida Professor Alfredo Balena, 110, campus Saúde). Entre os itens sugeridos para doação estão água, leite, leite em pó, cobertores, mantas, fraldas, talheres descartáveis, ração para pets, roupas de cama, toalhas de banho, sacos de lixo, material de limpeza seco e produtos de higiene pessoal.
Outro ponto de coleta foi montado no Hub de Inovação do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, bairro Engenho Nogueira). As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 17h. Estão sendo recebidos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos e cobertores. A equipe do BH-TEC vai transportar as doações até o aeroporto da Pampulha, de onde serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul.
Outra frente de ajuda ao povo gaúcho se dá por meio da doação de recursos financeiros. Duas das iniciativas são apoiadas pela UFMG: uma é conduzida pela Fundep, que abriu conta bancária exclusiva para essa finalidade em apoio à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A outra é capitaneada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed). Saiba como doar.