Estrutura e Princípios de Governança
A estrutura de governança da Universidade foi elaborada com o intuito de facilitar o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos pela gestão. O modelo contempla a participação ativa das estruturas colegiadas, conforme previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Estatuto e Regimento da Universidade. A composição da Gestão Estratégica em forma de Conselhos Superiores destaca-se pela ampla representatividade dos diversos segmentos da comunidade universitária e por isso proporciona a construção coletiva da instituição por meio de tomadas de decisões plurais e democráticas.
A UFMG dispõe de órgãos de deliberação superior em seu modelo de governança, como o Conselho Universitário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e o Conselho de Curadores, para efetivar o processo de tomada de decisão estratégica. Os órgãos colegiados são importantes para consolidar as estratégias e alcançar objetivos e metas, pois atuam como agentes reguladores, criando políticas, procedimentos e regras, que devem ser observados por toda universidade, em consonância com a visão, missão e valores da instituição. Além disso, instâncias deliberativas cumprem o papel crucial de avaliarem os projetos a serem desenvolvidos, alinhando os propósitos organizacionais com as atividades desenvolvidas, além de acompanharem o andamento das atividades, planos e projetos acadêmicos.
O registro e divulgação de decisões estratégicas auxiliam no controle institucional e social da gestão, uma vez que os discentes, servidores docentes e técnico-administrativos em educação da instituição e sociedade podem avaliar se os serviços prestados e os resultados estão em conformidade com o planejado.
Além disso, a UFMG, reconhecendo a importância da incorporação de práticas de integridade e de boa governança na instituição, tem trabalhado no sentido de ampliar a eficiência das atividades, tanto fim quanto meio, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados, buscando reduzir riscos e aproveitar as oportunidades. Por essa razão, no que tange ao apoio à gestão de riscos e controles internos, foi instituído o Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) cujo objetivo é implantar, monitorar e revisar a gestão de riscos de toda a universidade periodicamente.
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Órgãos de Deliberação Superior
Formula a política geral da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar.
1.2 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)
Supervisiona e delibera em matérias de ensino, pesquisa e extensão.
Fiscaliza a ordem econômico-financeira e é responsável pela aprovação das contas da Reitora entre outras atribuições.
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Administração Superior
2.1 Reitoria
Supervisiona e controla a execução das atividades administrativas da Universidade, competindo-lhe, para esse fim, estabelecer as medidas regulares cabíveis.
Atua como assessoria executiva da administração superior da Universidade, traçando as normas operacionais para matérias aprovadas pelo Conselho Universitário.
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Administração das Unidades Acadêmicas
São administradas pela Congregação e pela Diretoria.
3.2 Congregação
Órgão de deliberação superior da Unidade Acadêmica, supervisiona a política de ensino, pesquisa e extensão no âmbito desta.
3.3 Diretoria
Supervisiona os programas de ensino, pesquisa e extensão e a execução das atividades administrativas, na área da Unidade Acadêmica, dentro dos limites estatutários e regimentais.
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Administração dos Departamentos e Cursos de Graduação e Pós-graduação
4.1 Departamentos
Subordinados às unidades acadêmicas, compreendem a Câmera Departamental e a Assembleia e ao planejar e supervisionar a pesquisa e extensão, avaliam os planos de trabalho individuais dos docentes a ele vinculados, manifestam-se sobre o desempenho de docentes e de servidores TAEs, elaboram a proposta orçamentária e o plano de aplicação de verbas do Departamento, manifestam-se previamente sobre contratos, acordos e convênios, bem como sobre projetos de prestação de serviços entre outras atribuições.
4.2 Cursos de Graduação e Pós-graduação
Subordinados às unidades acadêmicas, cada curso de graduação, mestrado e, ou , doutorado é administrado por um Colegiado, cuja responsabilidade maior reside na coordenação didática. Os estudantes são diretamente vinculados ao Colegiado de Curso, que se constitui a primeira instância à qual o discente recorre para dirimir.