Arte e Cultura

12 de março é o dia do bibliotecário. Qual o papel deste profissional?

Programa Universo Literário conversou com Marina Nogueira Ferraz, bibliotecária e coordenadora da biblioteca do Campus Saúde sobre o assunto

Bibliotecária Marina Nogueira Ferraz
Bibliotecária Marina Nogueira Ferraz Foto: Acervo Pessoal

Hoje, 12 de março, é celebrado o dia do bibliotecário. A data foi instituída em 1980 e remete ao aniversário de Manuel Bastos Tigre. Conhecido por atuar em diversas áreas, ele é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Em 1915, Bastos Tigre ingressou no Museu Nacional do Rio de Janeiro após prestar um concurso e se classificar em primeiro lugar com a pesquisa responsável por abordar o Sistema de Classificação Decimal - encarregado de organizar todo o conhecimento em dez classes principais, usando exclusivamente números, de modo infinitamente hierárquico. 

Ele tomou conhecimento sobre o sistema depois de conhecer o também bibliotecário e criador da metodologia, Melvil Dewey, em uma viagem para os Estados Unidos. E no dia que é homenageada a profissão, o programa Universo Literário conversou com a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca do Campus Saúde aqui da UFMG, para saber mais sobre as funções de um bibliotecário e como ele atua para promover a literatura. conselheira do conselho regional de biblioteconomia sexta região.

Ouça a conversa com Rodolfo Morais

Belo Horizonte tem algumas bibliotecas abertas ao público. Confira

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Praça da Liberdade, 21, Funcionários. 

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. R. Guaicurus, 50, Centro. 3277-8658. 

Sistema de Bibliotecas aqui da UFMG está aberto a toda a comunidade. Mais informações sobre a localidade de cada biblioteca, assim como sobre os serviços ofertados estão disponíveis no site.

Marina Nogueira Ferraz escreveu um artigo sobre o assunto: O Espaço Leitura da UFMG: uma biblioteca pública dentro da biblioteca universitária.

Produção: Jaiane Souza, Alexandre Miranda e Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória