Notícias Externas

Matrix completa 20 anos

Filme de 1999 se tornou um marco no cinema e na cultura pop

Elenco de Matrix, de 1999.
Elenco de Matrix, de 1999. Divulgação

Na última terça-feira, dia 21 de maio, o primeiro filme da trilogia Matrix completou 20 anos de lançamento. A trama, inspirada no anime Ghost in the Shell, conta a história de Neo, um jovem programador interpretado por Keanu Reeves, que após ter vários sonhos em que está ligado a cabos, conhece o misterioso Morpheu, nome do deus do sonho na mitologia grega, e a hacker Trinity, responsáveis por revelar a existência da Matrix, um sistema com o objetivo de manipular a mente das pessoas enquanto utiliza os corpos dos indivíduos para produzir energia.

Em 1999, ano de divulgação do longa, o mundo digital estava apenas engatinhando e bem diferente de como o conhecemos agora, enquanto o século XXI estava repleto de expectativas e possibilidades. Seguindo essa linha, o filme das irmãs Wachowski foi totalmente inovador, desde seu enredo, até em seu visual e efeitos utilizados durante a produção. O estilo cyberpunk ditou a moda na época e ainda é usada como referência futurista, com longos casacos pretos, calças de látex e pequenos óculos de sol. Já no universo cinematográfico, o efeito conhecido como Bullet Time, foi desenvolvido especialmente para  a produção e rapidamente apropriado por Hollywood.
Além disso é notório as várias referências filosóficas presentes, como o uso da Alegoria da Caverna de Platão, os pensamentos de René Descartes e ideias do pensador francês Jean Baudrillard, cujo o livro Simulacro e Simulação aparece em uma das cenas e foi indicado pelas diretoras para todo o elenco, a fim de entenderem melhor o filme.
A título de curiosidade, toda a filmagem foi feita na cidade de Sidney, por razões fiscais e para economizar no orçamento, porém foram empregados os nomes das ruas de Chicago, onde as Wachowski cresceram. As cenas que ocorrem dentro da rede de computadores matrix possuem uma palheta de cores esverdeada, enquanto as que acontecem no mundo real tem um tom azul. Por fim, o ator Keanu Reeves realmente aprendeu mais de 200 golpes para as sequências de ação, sobretudo de  Kung-Fu e Wushu. 

O especialista em cinema Carlos de Campos conversou sobre os 20 anos de lançamento de Matrix com o programa Noite Ilustrada.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael