20ª Jornada de Extensão será realizada on-line nesta quarta-feira

Programação terá apresentação de atividades selecionadas em concurso, debate e eventos culturais e artísticos

Uma das iniciativas que serão apresentadas na Jornada é o Projeto Pequi, que apoia quilombolas de Pontinha, em Paraopeba (MG) Facebook / Projeto Pequi

As duas décadas de existência da Jornada de Extensão serão celebradas oficialmente nesta quarta-feira, dia 16 de junho, em encontro que terá início às 15h, com transmissão pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube

Com o tema 20 anos da Jornada de Extensão e centenário de Paulo Freire – extensão para a autonomia, o diálogo e a esperança, o evento terá apresentações de três estudantes extensionistas da Universidade: Laura França, participante do projeto Observatório de Estomaterapia: feridas e estomas, Ian Figueiredo, que integra o programa 1000 Futuros Cientistas, e Luisa Couto, do Projeto Pequi. O debate será mediado pela professora Lúcia Helena Alvarez Leite, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

A programação também inclui a participação da Orquestra de Choro, da Escola de Música da UFMG, coordenada pelo professor Marcos Flávio, que interpretará a música Ele e eu, de Pixinguinha; do projeto Arte e Diferença, da Escola de Belas Artes, que vai encenar o espetáculo Freiriarte, e a apresentação do cordel Aprendi lendo caju, criado especialmente para o evento pelo professor Fernando Limoeiro, do Teatro Universitário (TU) da UFMG. O cordel, que será apresentado em vídeo, é interpretado pelo próprio Limoeiro.

Escolha do público
Neste ano, a Jornada ocorrerá pela segunda vez em formato virtual. A edição comemorativa de 20 anos presta homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire, cujos princípios – autonomia, diálogo e esperança – motivaram a mobilização dos discentes para o concurso em que foram selecionadas as atividades que serão apresentadas nesta quarta-feira.

Três dos 119 vídeos pré-selecionados pela Proex (e publicados no site da Jornada) foram escolhidos pelo voto do público. As peças representam projetos de áreas distintas – Saúde, Comunicação e Meio Ambiente. Os vídeos de autoria de Laura França, da Escola de Enfermagem, Ian Figueiredo, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Luisa Couto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), receberam, respectivamente, 481, 431 e 268 votos. O concurso teve participação de 5.667 votantes, que registraram três atividades de sua preferência – foram, portanto, 17.001 votos.

As inscrições de ouvintes podem ser realizadas gratuitamente por meio de formulário eletrônico. Todos os inscritos recebem certificado de participação. Outras informações sobre a 20ª edição da Jornada podem ser encontradas na página do evento.

A celebração dos 20 anos da Jornada de Extensão motivou a produção de edição especial do Boletim UFMG, que reúne reportagens, perfis e artigo com foco na vinculação dos projetos de extensão da Universidade com as ideias de Paulo Freire.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão