Semana do Conhecimento

Semana do Conhecimento começa nesta segunda-feira

Evento terá palestras, conferências, premiações e ampla programação cultural

Mostra de trabalhos de Iniciação Científica Jr. foi um dos eventos que precederam a 26ª Semana do Conhecimento
Mostra de trabalhos de iniciação científica jr. foi uma das atividadesos que precederam a 26ª ediçãoRaíssa César / UFMG

De 16 a 20 deste mês, o maior evento acadêmico anual da UFMG vai mobilizar alunos de graduação e do ensino médio, docentes e servidores técnico-administrativos, em torno de dezenas de atividades, em Belo Horizonte e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). A 26ª Semana do Conhecimento da UFMG foi precedida por seminário sobre iniciação científica júnior e pela primeira fase de exposição dos trabalhos de pesquisa e extensão nas unidades acadêmicas.

A programação da Semana terá conferências, palestras, mesas-redondas, jornadas e uma extensa agenda cultural. O evento será aberto às 9h da próxima segunda-feira, 16, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, com a mesa Matemática, diversidade, conhecimento, que remete ao tema A Matemática está em tudo, adotado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Realizada em todo o país, de 23 a 29 deste mês, a SNCT faz alusão ao Biênio da Matemática 2017-2018.

Na mesa de abertura, o professor Bernardo Lima, do Departamento de Matemática, fará a palestra Percolação: problemas fáceis de enunciar e difíceis de resolver!, e o escritor Jacques Fux vai propor ao público uma viagem pelo mundo das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções, aludindo a escritores, matemáticos, poetas e sonhadores, como Jorge Luis Borges, Georges Perec e Ítalo Calvino.

No campus regional de Montes Claros, serão realizadas, no dia 16, as palestras A Matemática está em tudo, com o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pela manhã, e Física mais que divertida, com Eduardo de Campos Valadares, da UFMG, à noite. Também no ICA, a Semana prossegue até o dia 20.

Também integra a agenda da Semana a conferência Línguas indígenas na América do Sul: uma perspectiva histórica para a diversificação linguística e o declínio recente, proferida pelo professor Lyle Campbell, da Universidade do Havaí (EUA). A atividade, que compõe a série UFMG 90 anos: desafios contemporâneos, será realizada no dia 18, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 19h.

Além da programação organizada pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa, Extensão, Assuntos Estudantis e Recursos Humanos – com seminários e apresentação de quase três mil trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio –, a agenda da 26ª Semana do Conhecimento inclui atividades organizadas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e pelas unidades acadêmicas. Em alguns eventos, a participação pode render créditos.

Coordenada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a programação artística da Semana será aberta no dia 16 às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com o espetáculo DiversIDADES, do Grupo Sarandeiros, em comemoração aos 90 anos da Universidade. As atividades culturais prosseguem até o dia 20, em diferentes ambientes do campus – auditório e gramado da Reitoria, piso térreo do Instituto de Ciências Biológicas e saguão da Faculdade de Ciências Econômicas. A programação pode ser consultada no site do evento.

Espetáculo do Grupo Sarandeiros
Espetáculo do Grupo Sarandeiros Sarandeiros / Divulgação

Premiações

Quarenta e oito trabalhos defendidos em 2016 foram indicados pelos programas de pós-graduação e vão receber, em solenidade na noite do dia 19, certificado de melhor tese defendida em cada programa. Na mesma cerimônia, serão anunciados os ganhadores do Grande Prêmio UFMG de Teses 2017, um para cada grupo das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

A premiação será entregue em cerimônia a partir das 19h, no auditório da Reitoria. De acordo com a resolução que institui o prêmio, cada Programa indica sua melhor tese do período para receber o Prêmio UFMG, e os trabalhos, avaliados por comissão ad hoc indicada pela Câmara de Pós-graduação, concorrem ao Grande Prêmio UFMG de Teses e a menções honrosas.

No dia seguinte, no encerramento da Semana, serão conhecidos e premiados os melhores trabalhos de cada evento específico: 26ª Semana de Iniciação Científica, 7º Seminário de Iniciação Científica Júnior, 20º Encontro de Extensão, 21ª Semana da Graduação, 2ª Mostra Prae de Projetos de Ações Afirmativas e Apoio Acadêmico, 7ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação e Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

Protagonismo
Nesta edição da Semana, os projetos financiados por editais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) também serão avaliados com vistas à premiação dos três melhores, em duas linhas: Ações Afirmativas e Apoio Acadêmico. A entrega dos prêmios será realizada na tarde do dia 20.

Além da apresentação de trabalhos, a Prae realiza, no dia 17, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), a mesa-redonda Das ideias à execução: protagonismo juvenil na UFMG, com o intuito de pôr em debate os desafios e as potencialidades do seu programa de chamadas institucionais, que viabiliza a participação dos estudantes como elaboradores e executores de projetos.

Inclusão
Mesmo que tenha estrutura física totalmente acessível, uma instituição só será de fato inclusiva quando seus integrantes conseguirem enxergar a capacidade e o potencial de cada pessoa com deficiência, afirma a professora Adriana Valladão, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG. O tema será discutido em seminário que o NAI vai realizar na manhã do dia 18, no auditório T005 da Escola de Engenharia.

O evento, que será aberto às 9h, abrigará a palestra A universidade enquanto local de inclusão, ministrada pelo professor Leonardo Santos Amâncio Cabral, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e a mesa-redonda Olhares sobre a pessoa com deficiência: capacidade X incapacidade, que vai reunir Daniela Virgínia Vaz e Regiane Lucas de Oliveira Garcêz, professoras da UFMG, e Carlos Wagner Jota Guedes, representante do Movimento da Pessoa com Deficiência. O debate será mediado pelo professor Abel Passos do Nascimento Júnior, também da UFMG.

Na tarde do dia 18, haverá apresentação oral, seguida por discussões dos trabalhos financiados por edital do Pipa, entre os quais, pesquisas sobre espaços culturais e acessibilidade e produção de material específico para uso de pessoas com deficiência, a exemplo de um leitor de voz para artigos de física e de matemática.

Leitura em Braille
Leitura em braille Foca Lisboa / UFMG

Mobilidade

Também no dia 18, das 9h30 às 11h30, no CAD 2, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) vai promover a mesa-redonda Experiências de mobilidade, que reunirá a diretora adjunta de Relações Internacionais, professora Deise Dutra, e as estudantes Eleonora Esposito, aluna de pós-graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e Jhans Dinally, aluna de graduação do Instituto de Geociências (IGC). A intenção é compartilhar experiências e apresentar maneiras diversas de internacionalização na Universidade.

Produção dos servidores
No dia 19, no auditório da Biblioteca Central, das 9h30 às 12h, será realizada a 7ª Jornada de apresentação do conhecimento produzido pelos técnico-administrativos em educação da UFMG. De acordo com a Pró-reitoria de Recursos Humanos, o objetivo da Jornada é divulgar o conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos durante cursos formais de ensino ou gerados na prática cotidiana, na busca de solução para os problemas vivenciados.

Trabalhos apresentados em 2016, na 6ª Jornada
Mostra de trabalhos apresentados em 2016 por servidores técnico-administrativosMatheus Espíndola / UFMG

Seminário anual
No contexto da 26ª Semana de Conhecimento da UFMG, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) vai realizar, nos dias 19 e 20, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, seu seminário anual. No primeiro dia, os pesquisadores residentes do Instituto apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o ano. Eles também participam de duas mesas-redondas sobre Abordagens transdisciplinares no contexto social, cuja proposta é ressaltar a necessidade de enfoque não disciplinar no tratamento de problemas sociais concretos.

No mesmo dia, a Editora  UFMG e o IEAT farão o lançamento do livro Inadequado para o futuro – a necessidade de melhoramentos morais, de Ingmar Persson e Julian Savulescu, obra traduzida para o português pelo professor Brunello Souza Stancioli, da Faculdade de Direito da UFMG. A obra integra a Coleção IEAT.

No dia 20, com base na temática da Semana do Conhecimento, o professor Ralph Teixeira, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentará a conferência Panorama da visão computacional. Em seguida, haverá discussão sobre a contribuição da matemática em projetos transdisciplinares, com a participação dos professores da UFMG Alberto Henrique Frade Laender, Ado Jorio Vasconcelos e Eduardo de Campos Valadares.

Unidades
Programações específicas serão realizadas simultaneamente em diversas unidades acadêmicas. Na Escola de Veterinária, de 16 a 19, haverá palestras e debates, promovidos pelo Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq).

A Faculdade de Letras (Fale) promoverá, no dia 16, o Colóquio ações afirmativas em prol da acessibilidade: audiodescrição, e, no dia 18, o workshop Linguística de corpus: Abordagens e metodologias.

O Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição, da Escola de Enfermagem, realizará, no dia 16, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha, a palestra Proposta de metodologia de trabalho em grupo para promoção da alimentação adequada e saudável na atenção básica.

A 13ª edição do Encontro de Pesquisa em Educação vai reunir, de 16 a 20, integrantes dos grupos e núcleos de pesquisa da Faculdade de Educação (FaE), para discutir suas atividades em palestras, mesas-redondas e painéis. No dia 17, às 18h, a FaE sediará também a 1ª Jornada de pesquisa em psicanálise, formação de professores e educação inclusiva.

Na tarde do dia 17, a Faculdade de Odontologia realizará a mesa-redonda Tratamento odontológico durante a gestação no ensino da graduação, com o intuito de divulgar resultado de pesquisa e realizar o debate sobre o pré-natal odontológico na perspectiva do ensino na graduação e da formação profissional do cirurgião-dentista.

O Instituto de Ciências Biológicas realizará, também no âmbito da 26ª Semana, de 18 a 20, seu 3º Encontro de Ciência, Ensino e Cultura.

No dia 18, a Faculdade de Ciências Econômicas promoverá discussão sobre experiências dos alunos, como simulações de negociações na Organização das Nações Unidas (ONU), realizadas no Facelab, laboratório aberto da unidade. No dia seguinte, realizará palestras com os temas Inovação e indústria no Brasil e Investindo no mercado de capitais com segurança.

No dia 20, a Faculdade de Farmácia receberá a palestra Ensino a distância nas profissões da área da saúde, que reunirá o professor da UFMG Gerson Antonio Pianetti e Zilamar Fernandes, assessora do Conselho Federal de Farmácia.

Também no dia 20, o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) realizará o 4º Workshop interinstitucional Empodera – modelagem estatística no desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas para o autocuidado em saúde, que tem o objetivo de promover o debate sobre técnicas de construção e validação de instrumentos e protocolos a serem usados nas intervenções educativas e técnicas de coleta e análise de dados.