Notícias Externas

300 anos de Minas Gerais, um estado que foi fundamental no desenvolvimento da história do Brasil

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro

⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ Foto: Prefeitura de Ouro Preto

Hoje, dia 2 de dezembro, Minas Gerais faz 300 anos! Mas até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro. 

Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", explica Adriana Romeiro, professora do Departamento de História da UFMG. 

O fator primordial para o desmembramento das capitanias para a criação de Minas Gerais é a Revolta de Vila Rica, em 1720. Nesse momento, a Coroa Portuguesa entendeu que era necessário separar as capitanias por uma questão administrativa. "É praticamente impossível um único governador administrar duas capitanias que eram complexas naquela altura", acrescenta Adriana Romeiro. Dessa forma, como uma forma de facilitar a gestão, Minas é extraída de São Paulo e Minas do Ouro. 

É importante ressaltar ainda a relevância do estado para o país. "A descoberta de Minas é um evento crucial na história do Brasil. No século XVIII, se torna a região mais rica de todo o império português. É de Minas que sai as rendas mais lucrativas da Coroa. Isso tem um impacto muito grande na geopolítica do Brasil desse século". Isso resultou na mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro, o que resultou no porto mais importante do Atlântico Sul. 

A professora Adriana Romeiro, do Departamento de História da UFMG, participou do programa Conexões. Além da centralidade de Minas Gerais, ela comentou sobre personalidades de destaque para a história, como Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa, Aleijadinho e Juscelino Kubitschek. Comentou também sobre a identidade mineira e a mineiridade. 

Ouça a conversa com Luiza Glória

Para celebrar os 300 anos a plataforma Minas 300 Anos reúne, em um só lugar, informações e programação de eventos comemorativos. 

Produção: Jaiane Souza e Luíza Glória

Publicação: Jaiane Souza