Internacional

6º Colóquio Internacional sobre as múltiplas formas de racismo e discriminação racial

Encontro, que será realizado em novembro, na Argentina, busca refletir sobre a discriminação racial no ensino superior

Painel na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Córdoba, onde foi realizada a CRES 2018, alerta para as dores que ainda permanecem entre nós Marcílio Lana

Está aberta a chamada de artigos para o 6º Colóquio Internacional "Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina. As múltiplas formas de racismo e discriminação racial". Os artigos devem analisar maneiras pelas quais o racismo e a discriminação racial manifestam-se atualmente no ensino superior.

Entre os objetivos do encontro está a difusão de estudos e o intercambio de conhecimentos e reflexões sobre o racismo e a discriminação racial na educação superior. O Colóquio busca, ainda, contribuir para a formulação e aplicação de politicas e programas que aprofundem a democratização da Educação Superior e sua pertinência com respeito à diversidade cultural de cada sociedade e o desenvolvimento de modalidades de colaboração intercultural, com equidade entre universidades e outras instituições de Educação Superior (IES) e organizações e comunidades de povos indígenas e afrodescendentes. Tais objetivos fazem parte das recomendações da Declaração Final da  Conferencia Regional de Educação Superior (CRES 2018).

O Colóquio, promovido pela Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina, acontece na Universidade Nacional de Três de Ferrero (UNTREF), em Buenos Aires, na Argentina, entre 6 e 8 de novembro de 2019. Até cinco bolsas de participação serão concedidas. O prazo de submissão de trabalhos encerra-se no dia 7 de junho de 2019.

Mais informações e contatos podem ser feitos por meio do e-mail: redesial@untref.edu.ar

Marcílio Lana