Saúde

HC promove caminhada simbólica para incentivar a doação de órgãos

Iniciativa vai reunir pacientes e funcionários do Hospital das Clínicas na Praça da Assembleia

Cor verde representa a doação de órgãos em todo o mundo
Cor verde representa a doação de órgãos em todo o mundo Divulgação / HC

O Setembro Verde é o mês dedicado a ações que incentivam a doação de órgãos. Por essa razão, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG/Ebserh prepara mais uma edição da Caminhantes – a caminhada pelos transplantes, que será realizada neste sábado, 21, a partir das 9h, na Praça da Assembleia, bairro Santo Agostinho.

A caminhada é simbólica e a intenção dos organizadores é reunir pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multidisciplinar do hospital como forma de dar visibilidade para a importância da doação de órgãos. 

O público poderá também realizar outras atividades físicas, participar de uma roda de conversa, conversar com nutricionistas, medir a pressão arterial e a glicemia. O evento terá participação do Grupo de Percussão Árvore da Vida.

A programação está disponível no site do HC.

Dados
De acordo com o MG Transplantes, entre janeiro e agosto deste ano, 1.497 transplantes foram realizados no estado. Mesmo assim, 4.077 pessoas estão na fila de espera por um órgão. No Hospital das Clínicas, uma instituição 100% SUS, são realizados transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea.

Com Assessoria de Comunicação do HC