Notícias Externas

95 anos da UFMG é pauta do programa ‘Terra de Minas’, da Globo

Edição do último sábado destacou aspectos históricos e a combinação de tradição e inovação e promoveu um passeio pelo campus Pampulha

Histórias e espaços do campus Pampulha foram destacados pela edição do 'Terra de Minas' Foca Lisboa | UFMG

O programa Terra de Minas, veiculado nas tardes de sábado pela TV Globo Minas, dedicou a edição do último fim de semana à UFMG, que completará 95 anos de fundação no dia 7 de setembro. O texto e os depoimentos destacam que a Universidade concilia tradição e inovação no ensino, na produção de conhecimento e na interação com a sociedade.

O programa inclui, entre outros, depoimentos da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury Pereira, e do servidor aposentado Darcy Ferreira dos Santos. O texto trata a UFMG como referência mundial em todas as áreas do conhecimento e lembra que aqui foram concebidos o DCC 2600, supermicrocomputador com tecnologia exclusivamente nacional, e o Anequim, avião que, em 2015, quebrou cinco recordes mundiais de velocidade.

Ecologia, literatura e culinária
Em caminhada pelo campus Pampulha, a historiadora e professora Heloisa Starling conta histórias do lugar. A edição também destaca a Estação Ecológica da UFMG, onde grupos de estudantes aprendem sobre preservação ambiental, e o Acervo de Escritores Mineiros, que guarda arquivos e ambientes de trabalho de nomes como Henriqueta Lisboa e Fernando Sabino. O programa é encerrado com uma visita à cozinha de um dos bandejões da Universidade: ali é revelado como se faz o quibe de cenoura, um dos pratos preferidos dos usuários dos restaurantes.

Com duração de 30 minutos, o Terra de Minas pode ser assistido aqui e aqui ou pelo Globoplay (gratuito para contas cadastradas).