A formação universitária em Teatro na UFMG

TV UFMG conversa com estudantes e egressos sobre a importância do curso para formação profissional

A primeira turma de Artes Cênicas da UFMG criou vida em 1999. Desde então, diversos estudantes passaram pelo curso – inclusive grandes nomes do cenário mineiro. Diferentemente da maioria dos cursos presentes na Universidade, os quais concorrem por uma vaga apenas por nota no Sisu, a graduação em Teatro também exige dos estudantes a prova de Habilidades Específicas no Vestibular UFMG. Anualmente, o curso recebe cerca de 40 novos discentes – distribuídos em 20 vagas durante cada semestre. São oferecidas duas modalidades: a de Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro.

Grande parte dos estudantes do curso de graduação em Teatro já passou por cursos livres de Teatro ou por cursos técnicos – como o Teatro Universitário, vinculado à UFMG. A formação em Bacharel permite ao estudante criar repertório de atuação em grupos ou elencos de teatro de diversas áreas. Já a licenciatura possibilita a produção teatral nas salas de aula, lecionando em escolas do fundamental, médio e universitário – até mesmo cursos livres e técnicos.

Para entender um pouco mais sobre as contribuições do curso de Teatro para a formação profissional dos discentes, conversamos com estudantes, egressos e professores que relataram suas histórias e memórias do curso. Dayse Belico participou da primeira turma de Artes Cênicas da UFMG, lecionou em outras universidades mineiras e hoje trabalha com gestão cultural. A estudante de Teatro Isabella Assis fez um curso livre e técnico na área e, em 2014, decidiu cursar Teatro na Universidade. Hoje, formada na área de licenciatura, inicia o seu bacharelado e também atua como professora na Escola de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da UFMG. O professor da Escola de Belas Artes, Eugênio Tadeu, é formado em Teatro pela UEMG e atua na área de Estudos Vocais e Musicais e da Licenciatura, do Curso de Graduação em Teatro.

Confira, logo abaixo, reportagem produzida pela TV UFMG!

Produção: Vitória Brunini
Reportagem: Renato Temponi e Vitória Brunini