Pesquisa e Inovação

"Vibranium da vida real"

Rede de pesquisadores da UFMG estuda aplicações inovadoras do Nióbio

"O vibranium da vida real", afirma Luiz Carlos Oliveira, professor do departamento de Química da UFMG, ao estabelecer uma comparação entre o nióbio e o elemento químico fictício dos filmes da Marvel, o vibranium. O nióbio é um metal de transição comumente utilizado para ligas metálicas, podendo conferir leveza e grande resistência mecânica ao aço, por exemplo, e integrar a estrutura de foguetes, jatos, mísseis, oleodutos e carenagens de veículos. Para além, é um material tão versátil que pode ter aplicações no tratamento contra o câncer, no armazenamento de energia limpa, em supercapacitores e no clareamento dental, conforme os estudos da rede de pesquisa formada pelo professor vem demonstrando.

Desde 2005, Luiz Carlos estuda as aplicabilidades do nióbio em diversas áreas. Através de uma demanda da Petrobras, o pesquisador constatou reações inusitadas com o elemento. A partir daí, estudos preliminares evidenciaram certas potencialidades jamais vistas, como a formação de uma estrutura similar a de compostos anticâncer. O professor, então, procurou a Faculdade de Farmácia da UFMG, e a pesquisa se desdobrou em vários campos do conhecimento. Tudo isso resultou na formação de uma rede multidisciplinar na Universidade, que tem obtido resultados expressivos e formado produtos inovadores.

Assista a série de três da vídeos produzidas pela TV UFMG sobre as pesquisas desenvolvidas com o minério.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem);  Lucas Tunes e Samuel do Vale (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Jessika Viveiros e Pablo Nogueira (edição de conteúdo)