Notícias Externas

Abertas inscrições para série de seminários internacionais sobre inteligência artificial

Organizado pelo Ieat, evento será realizado de 8 a 11 de novembro, no campus Pampulha

Seminários abordam diferentes perspectivas sobre inteligência artificial
Seminários vão abordar a inteligência artificial sob diferentes perspectivasPixabay

Estão abertas as inscrições para a Série de Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial, que será realizada de 8 a 11 de novembro, no campus Pampulha, em Belo Horizonte. Organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), a atividade é aberta ao público, com foco em profissionais e estudantes, que já podem se cadastrar pelo site de cursos e eventos da Fundep.

A iniciativa contará com a participação de acadêmicos e especialistas brasileiros e estrangeiros, em seminários e mesas-redondas sobre temas relacionados a processos cognitivos, aos avanços e limites da inteligência artificial e às suas implicações para o futuro da humanidade.

Temas
O evento será no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), com transmissão on-line para universidades parceiras, por meio da plataforma Softaliza. Os debates vão incluir temas como Neurociências e inteligência artificial (IA) e suas leituras da cognição, Fundamentos e aspectos éticos da IA e ciências cognitivas, Robôs, sentidos e emoções, Explorações interdisciplinares da IA, Novas perspectivas sociais e econômicas decorrentes da IA, Cenários futuros para economia, emprego e desigualdade sob o impacto da inteligência artificial.

Na abertura, em 8 de novembro, a professora Melanie Mitchell, do Instituto Santa Fé, dos Estados Unidos, ministrará a palestra Relação entre ciência de sistemas complexos e inteligência artificial. A programação se encontra no site oficial.