Terceira chamada pública do Instituto Serrapilheira vai financiar 24 projetos

Inscrições estão abertas até 18 de dezembro; cada selecionado receberá até R$ 100 mil

Pesquisadores participam do Encontro Serrapilheira
Pesquisadores em encontro promovido pelo Serrapilheira Instituto Serrapilheira

Continuam abertas, até 18 de dezembro, as inscrições de propostas para a 3ª chamada pública de apoio à pesquisa do Instituto Serrapilheira. A agência de fomento privado à ciência vai selecionar até 24 jovens pesquisadores que apresentarem projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Cada contemplado receberá até R$ 100 mil por um ano.

Ao fim desse período, os pesquisadores serão reavaliados, e até três deles poderão ser selecionados para receber novo aporte de R$ 1 milhão para dar prosseguimento aos estudos pelos três anos seguintes. O edital contempla exclusivamente projetos de pesquisa fundamental, que dizem respeito às perguntas “como, quando e por quê”, não às perguntas utilitárias. “Apoiamos projetos em longo prazo porque a ciência de qualidade precisa de tempo para ser desenvolvida”, resume o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu. “A pesquisa básica é rodeada de incertezas, mas tem potencial de mudar o mundo", acrescenta.

Os candidatos devem ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017, com prazos estendidos para mulheres com filhos, de acordo com o edital. Além de mães, o Instituto também incentiva as candidaturas de outros grupos sub-representados e oferecerá um bônus aos projetos selecionados comprometidos com a diversidade étnico-racial e de gênero.

UFMG em chamadas anteriores
O Instituto Serrapilheira já financiou outras propostas de professores e projetos da UFMG em chamadas anteriores. Em 2017, o primeiro edital de fomento à pesquisa do Instituto selecionou propostas dos professores Alexander Birbrair, do Departamento de Patologia do ICB, e Roberto Figueiredo, do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia. A pesquisa de Birbrair, que estuda o microambiente de tumores, foi uma das 12 selecionadas para receber o complemento de R$ 1 milhão na reavaliação do Serrapilheira neste ano.

Em maio passado, o Serrapilheira anunciou o resultado de sua segunda chamada para projetos de pesquisa, na qual foram contemplados os professores Fernanda Antunes e Luis Eduardo Del Bem. Enquanto a primeira estuda a polinização no Cerrado, o segundo investiga algas terrestres e formação dos solos.

A especialização em comunicação pública da ciência da UFMG, cuja primeira turma começa no próximo semestre, também recebeu apoio do Instituto, por meio de edital que selecionou 14 projetos de divulgação científica inovadores.

O edital e outras informações sobre a 3ª Chamada Pública de apoio à pesquisa do Instituto Serrapilheira estão disponíveis no site do Instituto Serrapilheira