Semana do Conhecimento

Abertas inscrições para a 27ª Semana do Conhecimento

Oito mostras reúnem trabalhos de graduação, de iniciação científica, de extensão e de servidores técnicos-administrativos

27ª Semana do Conhecimento reunirá apresentações de projetos de pesquisa, ensino e extensão
Semana do Conhecimento é a maior vitrine acadêmica da UFMGFoca Lisboa/UFMG

A UFMG realiza, de 15 a 19 de outubro, a 27ª Semana do Conhecimento, evento que tem a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela Universidade em diálogo com setores da sociedade. O tema desta edição será Saberes e práticas para reduzir desigualdades, e durante os cinco dias, estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação e professores terão a oportunidade de socializar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão finalizados em 2018 ou ainda em andamento.

O evento reúne oito mostras de projetos. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas com datas de encerramento variadas. Os trabalhos serão expostos em pôsteres, slides ou por meio de apresentação oral, e a participação pode ser obrigatória para participantes de diferentes projetos. Confira os detalhes de cada mostra:

22ª Semana de Graduação
Mostra congrega todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação: Monitoria de Graduação (PMG), Monitoria do Ensino Técnico (PMET), Educação Tutorial (PET), Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde/GraduaSUS), Pronoturno, Imersão à Docência e de Incentivo à Formação Docente (PFID). A inscrição de cada projeto e a submissão de resumo deverão ser feitas pela internet até 17 de setembro; a exposição dos pôsteres está marcada para 17 de outubro.

21º Encontro de Extensão
Reunirá trabalhos em consonância com as diretrizes da extensão: indissociabilidade com o ensino e a pesquisa; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; impacto e transformação (acadêmicos e sociais); interação dialógica (com outros setores da sociedade). Os projetos inscritos devem ter sido desenvolvidos em 2018 ou estarem em andamento, e os resumos devem ser submetidos on-line até 17 de setembro.

27ª Semana de Iniciação Científica
Destinada à divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG por estudantes bolsistas do ensino médio e da graduação e por voluntários, com premiação dos trabalhos que mais se destacaram. A inscrição e a submissão de resumo devem ser feitas pela internet até 17 de setembro. Os pôsteres serão expostos no dia 17 de outubro, no CAD 3.

8ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Taes
Oportunidade para os servidores técnico-administrativos em educação socializarem seus trabalhos. A apresentação pode ser feita em forma oral ou em pôster. Os participantes devem se inscrever pela internet no período de 10 de setembro a 21 de setembro, com submissão de resumo de até 500 palavras. A versão completa do trabalho deverá ser encaminhada para o e-mail ddp@drh.ufmg.br até o fim do período de inscrições.

3º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa)
Reunirá todos os trabalhos desenvolvidos por alunos bolsistas dos projetos Pipa-NAI. A exposição será oral, organizada de acordo com os temas, e envolverá discussão, avaliação e premiação. A inscrição e o envio de resumo devem ser feitas até 31 de agosto por meio do e-mail nai@ufmg.br

Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus
Plataforma on-line abrigará os pôsteres e apresentações dos projetos de pesquisa e extensão vinculados ao programa Rede de Museus. A participação é obrigatória para todos os bolsistas do programa, e os autores de projetos desenvolvidos de forma autônoma nos espaços integrantes da Rede de Museus também podem apresentar seus trabalhos. A inscrição deve ser feita até 5 de outubro por meio de formulário on-line.

1º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG
Novidade desta edição da Semana do Conhecimento, o encontro reunirá alunos de graduação que fizeram intercâmbio fora do país e alunos de instituições estrangeiras que estão na UFMG. Os trabalhos serão apresentados no formato de slides e deverão contemplar as diretrizes de mobilidade: motivação; interdisciplinaridade; impacto e transformação (acadêmicos e sociais); interação dialógica (com outros setores da sociedade). A inscrição e a submissão de resumo devem ser feitas on-line até 17 de setembro.

#VisualizaUFMG 2018
Mostra de vídeos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes de graduação da UFMG. O objetivo é incentivar a apresentação das pesquisas de forma clara, rápida e atrativa para um público não especializado. Os vídeos deverão ter duração de até três minutos. Serão selecionados até 30 trabalhos para a exibição durante a Semana do Conhecimento, e os três melhores receberão o prêmio Destaque de Divulgação Científica e Cultural. As inscrições poderão ser realizadas de 4 a 25 de setembro pela internet