DRI abre chamada para temporada de estudos em universidades sul-americanas

Instituições da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai participam do programa

Faculdade de Artes e Desenho da UNCuyo, na Argentina, uma das instituições parceiras do programa Axel Lloret/Creative Commons Attribution 3.0 Unported

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG está com chamada aberta para o Programa Escala Posgrado,  da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que seleciona alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado para realizar período de estudos em instituições da América Latina. As inscrições devem ser feitas on-line e terminam em 1º de outubro.

O programa tem os objetivos de fortalecer a capacidade científica e tecnológica das universidades associadas à AUGM, contribuir para a consolidação da massa crítica de pesquisadores nas áreas estratégicas de interesse regional e promover a cooperação interinstitucional de universidades parceiras, compartilhando a equipe de pesquisadores das instituições.

São contempladas instituições da Argentina, do Chile, Paraguai e Uruguai. A UFMG dispõe de três vagas para envio de estudantes, sem distinção de áreas de estudo. Com duração de 30 dias, a mobilidade deverá ser realizada entre março e dezembro de 2019. A UFMG arcará com os custos de passagem de ida e volta, e a instituição anfitriã fornecerá auxílios para alojamento e alimentação.

Estão aptos a se inscreverem alunos regularmente matriculados no mestrado ou doutorado que tenham integralizado ao menos 30% dos créditos necessários até a data de inscrição. É preciso comprovar conhecimento suficiente de língua espanhola de modo a realizar as atividades de pesquisa na universidade de destino.

A relação das universidades participantes do programa está disponível no site da AUGM. Mais Informações podem ser obtidas no site da DRI e no edital.