Extensão

Semana de Saúde Mental tem inscrições abertas

Programação do evento será estendida ao município de Brumadinho

Edição deste ano traz o tema: de mãos dadas pela democracia

Roger Sander /  Cedecom-UFMG

A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que será realizada de 13 a 17 de maio, está com inscrições abertas pela internet. Podem participar estudantes, técnicos, professores, usuários de serviços de saúde mental e familiares.

O tema da sétima edição será De mãos dadas pela democracia, com atividades nos campi  Pampulha, Saúde, Montes Claros e também em Brumadinho. A programação inclui conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais.

A Semana foi instituída em 2013 pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG, em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos.

De acordo com texto de apresentação na página do evento, esse movimento reafirma "uma posição de sintonia e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) bem como de todas as construções libertárias e antimanicomiais do campo das políticas públicas. Em tempos de profundas mudanças no contexto da saúde mental no Brasil, bem como no cenário nacional, torna-se oportuno e urgente tomar como tema a Democracia na qualidade de um modo de estar e fazer de forma coletiva, horizontal, equânime e inclusiva, considerando a pluralidade dos sujeitos, saberes e práticas.

"Nesse contexto", prossegue o texto, "permanecer de mãos dadas retrata uma postura de pessoas e coletivos, que defendem o ideal da Democracia. O campo da atenção em saúde mental vê suas práticas ameaçadas diante da perda de direitos e, por conseguinte, ao que foi construído democraticamente. O impacto à produção de subjetividades precisa ser debatido".

Com Assessoria de Comunicação da Proex