Abertas inscrições para bolsas de mobilidade acadêmica

Programas são destinados a alunos de graduação regularmente matriculados

Programa Intercampi permite que estudantes transitem de Montes Claros para os campi de Belo Horizonte ou vice-versa
Programa Intercampi possibilita que estudantes transitem de Montes Claros para Belo Horizonte ou vice-versa Lucas Braga / UFMG

Os estudantes da UFMG que vão participar dos programas de Mobilidade Acadêmica Nacional e Intercampi no primeiro semestre de 2019 podem se inscrever, até o próximo dia 21, para solicitar bolsas. O valor total a ser repassado corresponde à soma dos auxílios para manutenção – que depende da classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) – e deslocamento, de acordo com a localização da Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) receptora.

Para participar dos dois programas, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em curso de graduação da UFMG, aprovado em todas as atividades acadêmicas curriculares dos dois primeiros períodos do curso, tenha no máximo duas reprovações acumuladas nos períodos letivos de 2017/2 e 2018/1 e não tenha feito trancamento total de matrícula nesse mesmo período.

Os requisitos específicos para cada um dos programas podem ser encontrados no item 2 do edital. Interessados devem preencher e assinar o requerimento do anexo I do edital, que, juntamente com os outros documentos solicitados, deve ser entregue no Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação, no prédio da Reitoria. Também pode ser enviado (após assinatura e digitalização) para o endereço estagio@prograd.ufmg.br. E, no caso da Mobilidade Intercampi, é possível encaminhar pelos correios (Prograd/Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica. Prédio da Reitoria, anexo, 2° andar, sala 2. Avenida Antônio Carlos, 6.627, Campus Universitário, Pampulha. CEP: 31270-901, Belo Horizonte, Minas Gerais).

A bolsa terá duração de um semestre letivo e não poderá ser acumulada com outra bolsa acadêmica. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4438 e 3409-4565.

Andifes e Intercampi
O programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes possibilita que os estudantes das universidades públicas federais possam desenvolver seus estudos em regime de intercâmbio.

Os interessados devem escolher uma instituição entre as conveniadas do programa, providenciar a documentação necessária, observar o prazo de entrega e encaminhar os documentos para o colegiado do seu curso. O Setor de Estágios e Mobilidade da Prograd recebe a documentação, encaminha para a instituição federal de ensino escolhida, e o candidato deverá esperar o aceite. Os estudantes que quiserem fazer o intercâmbio na UFMG devem observar as orientações e os prazos que constam no site da Prograd.

O Intercampi, por sua vez, possibilita que os estudantes da UFMG transitem de Montes Claros para os campi de Belo Horizonte ou vice-versa.

Setor de Comunicação da Prograd