Aberto edital para pesquisas relacionadas à rede de museus da UFMG

Programa lançado por PRPq e Proex selecionará propostas de professores que desejam orientar projetos de iniciação científica

Localizado na Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento integra Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG
Localizado na Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento integra a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG Acervo Espaço do Conhecimento

Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para candidatos a orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  em Interface com a Extensão da UFMG, administrado pela Pró-reitoria de Pesquisa. O programa visa propiciar aos estudantes da graduação a oportunidade de participar de  atividades de pesquisa no âmbito da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG.

O edital vai selecionar propostas de professores em efetivo exercício na UFMG que queiram orientar alunos de iniciação científica cujos projetos de pesquisa estão vinculados a programas ou projetos ativos de extensão registrados no Sistema de Informação da Extensão da UFMG (condição obrigatória). As inscrições podem ser feitas por formulário online, no Sistema de Fomento, com acesso pela página da Pró-reitoria de Pesquisa.

Alguns dos objetivos são despertar a vocação científica dos estudantes por meio da participação em projetos e atividades de pesquisa científica e tecnológica da UFMG e proporcionar ao discente a aprendizagem de novas técnicas e metodologias científicas voltadas para o tema Museus e Espaços de Ciência a Cultura.

Também faz parte do escopo do programa estimular e desenvolver o pensamento científico e posturas críticas e propositivas, além de estimular pesquisadores(as) da UFMG a incorporar estudantes da graduação em seus trabalhos de pesquisa e extensão.

A implementação das bolsas está vinculada à disponibilidade de recursos orçamentários, e a vigência é de 12 (doze) meses, com início em 1º de março de 2018 e término em 28 de fevereiro de 2019. As solicitações serão analisadas pelo Comitê Assessor das Câmaras de Pesquisa e Extensão da UFMG. Leia o edital.