Coberturas especiais

Advogada da UFMG participa de evento sobre direitos femininos nos EUA

Daniela Godoy integra grupo de sete ativistas brasileiras selecionadas pelo programa Diplomacia Civil

Daniela Godoy será uma das sete ativistas brasileiras presentes no evento
Daniela Godoy: divisor de águas na carreiraDivulgação / Diplomacia Civil

Orientadora na Clínica de Direitos Humanos e na Divisão de Assistência Judiciária da UFMG, a advogada Daniela Bicalho Godoy, formada pela Faculdade de Direito, foi uma das selecionadas do programa Diplomacia Civil para participar do Committee on the Status of Women, em Nova York.

O evento, que será realizado de hoje, 9, até 15 de março, reúne ativistas de vários países para a discussão de assuntos de interesse das mulheres. O objetivo é compartilhar estratégias e práticas e pressionar governos para a efetivação de resoluções e tratados internacionais que visam à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

Para Daniela, a participação no evento representa a oportunidade de entrar em contato com entidades e personalidades que são referência na promoção de direitos das mulheres. “Tenho certeza de que será uma oportunidade transformadora em minha carreira, um verdadeiro divisor de águas”, comentou. Para incluí-la entre as integrantes da delegação, a comissão selecionadora levou em conta, segundo Daniela, seu portfólio de atividades realizadas no âmbito da UFMG.

Daniela Bicalho Godoy participou da fundação da Clínica de Direitos Humanos da UFMG e presta assistência jurídica em Direito Civil e Direitos Humanos, com ênfase no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Durante sua graduação, foi bolsista do Programa Polos de Cidadania e trabalhou no Aglomerado da Serra, periferia de Belo Horizonte, com a metodologia de Mediação e Mobilização Comunitária. Atualmente, Daniela é pós-graduanda em Advocacia Cível na Escola Superior de Advocacia da OAB/MG.

O programa
O programa Diplomacia Civil é resultado de iniciativa do Instituto Global Attitude, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) sem fins lucrativos, criada em 2011.

Ao longo de sua trajetória, a organização, que se propõe a engajar jovens na agenda internacional, já capacitou e coordenou a participação de mais de 70 pessoas em programas fora do país.