Institucional

Agências defendem consolidação de política de Estado para a C&T

Quarto fórum do ano foi aberto na UFMG; startups receberão recursos de R$ 50 milhões

Gilberto Kassab e a reitora Sandra Goulart Almeida:
Gilberto Kassab e a reitora Sandra Goulart Almeida: trabalho conjuntoFoca Lisboa / UFMG

A UFMG sediou, na noite desta quarta-feira, 28, a abertura da quarta edição de 2018 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A cerimônia, realizada no CAD 3, no campus Pampulha, reuniu o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, dirigentes das FAPs, entre outras autoridades.

Em suas boas-vindas, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida ressaltou a importância da atuação das fundações de amparo e a necessidade de um trabalho conjunto com as instituições de ensino e pesquisa para a produção de ciência, tecnologia e inovação de qualidade. Segundo ela, o momento é de pensar em inovação de forma criativa. “Como patrimônio do Estado, as universidades públicas são responsáveis por pesquisas e, assim, devemos fazer mais e melhor, sempre participando da construção do país", defendeu.

A presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, destacou a luta do Conselho e das FAPs por mais desenvolvimento científico e tecnológico para os estados e o país. "Temos muito a comemorar, mas a luta pela consolidação de uma política de Estado para a CT&I continua." Segundo ela, é importante mostrar que CT&I não é despesa, mas, sim, investimento.

Centelha
Durante a solenidade, foi apresentado o projeto Centelha, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com as FAPs. Assinado em 2017 e lançado em 2018, o programa tem o objetivo promover e dar suporte a novas startups, ideias e projetos empreendedores, especialmente em instituições de ensino e pesquisa. Ao todo, 21 estados tiveram propostas aprovadas na primeira rodada. Serão investidos cerca de R$ 50 milhões – recursos de subvenção e contrapartida dos parceiros estaduais.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou que o Centelha é mais um resultado do entendimento entre todos os atores envolvidos com pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. "É um programa bem-sucedido em sua implantação e, a partir de agora, vai começar a dar frutos", disse.

Inovação em MG
A Fapemig, ao lado do Confap, é responsável pela organização do evento, que conta com a parceria da UFMG e da Fundep. Em seu pronunciamento, Evaldo Vilela, presidente da Fundação, destacou o trabalho envolvendo o Marco Legal da CT&I e a iniciativa de criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Central. Foi assinado, na ocasião, Memorando de Entendimentos para criação dessa instância, que terá sede em Belo Horizonte e vai concentrar esforços para orientação de todas as unidades do estado. 

O evento continua nesta quinta, 29, e na sexta, 30 de novembro.

Dirigentes das agências de fomento participaram ontem da abertura do Fórum
Dirigentes das agências de fomento participaram ontem da abertura do Fórum Foca Lisboa / UFMG

Luiza Boareto / Fapemig