Arte e Cultura

Oficinas no Espaço do Conhecimento desvendam cérebro humano

Atividade elétrica do órgão e partilha de emoções estão entre os temas em pauta

Representações que serão usadas nas oficinas
Representações que serão usadas nas oficinas Divulgação / Espaço do Conhecimento

O que temos dentro da nossa cabeça? O Espaço do Conhecimento UFMG vai responder a essa pergunta nesta terça-feira, dia 13, das 10h às 17h, e no sábado, 17, das 10h às 21h, durante a Semana do Cérebro. Vital para o pensamento humano, o cérebro deixou de ser um mistério para a neurociência, que, há algumas décadas, começou a desvendar como funciona esse órgão. Nos dois dias, cinco oficinas vão expor conhecimentos atualizados sobre a mente humana.

O evento insere-se em um movimento mundial de incentivo ao conhecimento sobre o cérebro humano. Atividades lúdicas e interativas facilitam a compreensão sobre o órgão, que reúne cerca de 86 bilhões de neurônios. 

Na oficina Empatia: compartilhando emoções, o público vai descobrir por que algumas ações cotidianas são contagiosas, como a vontade de bocejar quando se vê uma pessoa fazendo esse gesto.

A atividade Olho: a janela do cérebro mostra como funciona a visão. Sabe quando olhamos para a Lua e tiramos uma foto, mas a imagem não fica igual ao que estávamos enxergando? Os neurocientistas explicam por que isso acontece.

Em Mapeando o cérebro, os visitantes vão conhecer e simular técnicas utilizadas para estudar o cérebro. Muitas descobertas científicas foram alcançadas graças ao mapeamento do órgão, e esses procedimentos também são usados na medicina, no tratamento de pacientes.

Na quarta oficina, intitulada Como assim, o cérebro usa eletricidade?, experimentos e simulações revelam como a atividade elétrica do cérebro é fundamental para seu funcionamento. Todos esses fatos levam à última seção: Mitos e verdades, na qual o público será desafiado a discutir questões falsas e verdadeiras a respeito do cérebro.

A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há quatro anos, a UFMG promove o evento por meio do Núcleo de Neurociências (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG