Alexander Birbrair é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

Alexander Birbrair pesquisa microambiente tecidual
Alexander Birbrair pesquisa microambiente tecidual Acervo pessoal

O professor Alexander Birbrair, do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), é um dos cinco novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região Minas Gerais & Centro-Oeste.

A eleição ocorreu em assembleia geral realizada na última quarta-feira, 6, em que também foram eleitos membros titulares, entre os quais, o professor da UFMG Eduardo Rios-Neto, três membros correspondentes de universidades estrangeiras e membros afiliados em todas as regiões do país, que serão empossados em 2018. A lista com os eleitos pode ser vista aqui.

Trajetória
Alexander Birbrair tem doutorado em neurociência pela Wake Forest University (Estados Unidos) e pós-doutorado em biologia celular no Albert Einstein School of Medicine em Nova York. Tem experiência nas áreas de biologia e genética molecular, farmacologia, fisiologia, patologia, biotecnologia e biologia celular. Atualmente, suas pesquisas focalizam o microambiente tecidual, com o intuito de desvendar a função de cada componente celular nos tecidos, sob várias condições fisiológicas e patológicas.