Estudante da UFMG é selecionada para treinamento de lideranças nos EUA

Conferência é organizada pela Sociedade Americana de Química; Camila Lima concorreu com estudantes de várias partes do mundo

Camila Lima em evento do Student Chapter. A estudante compõe a diretoria de comunicação e marketing do grupo
Camila Lima, em evento do Student ChapterStudent Chapter UFMG/divulgação

A Sociedade Americana de Química (ACS, do inglês American Chemistry Society) selecionou uma estudante da UFMG para participar de sua conferência anual para treinamento de lideranças. Camila Lima é graduanda do curso de Química e se candidatou por meio do grupo de extensão ACS Student Chapter UFMG.

A ACS conta com mais de 200 braços pelo mundo, incluindo a UFMG. Camila foi uma dos 15 jovens selecionados entre candidaturas provenientes do mundo todo para participar da conferência anual de treinamento de lideranças da ACS, o Leadership Institute. O evento será realizado nesta semana (24 a 26 de janeiro), em Atlanta, nos Estados Unidos. “Fiquei extremamente feliz e empolgada com a oportunidade de participar do treinamento e aprimorar as minhas habilidades de liderança", disse a graduanda.

Antes de ser escolhida pela ACS, Camila foi selecionada entre os participantes do Student Chapter pelo professor-orientador do grupo, Diogo Vidal. Ela faz parte do grupo há sete meses, mas já acompanhava as atividades desde o início da sua graduação, em 2018. Hoje ela é uma das responsáveis por esses eventos, além de compor a diretoria de marketing e comunicação.

“Participarei de rodas de conversa, workshops sobre liderança, inovação, comunicação e sessões de network com outros profissionais da minha área. Uma ótima oportunidade que, com certeza, ajudará na construção da minha carreira”, disse Camila sobre suas expectativas para o evento.

“É muito importante a participação dos alunos da graduação em projetos de extensão e eventos de divulgação científica, principalmente para nós, alunos de uma instituição federal. Além de aprimorarmos nossa formação, também damos à sociedade o retorno do investimento que é feito em nós, mostrando as grandes coisas que são construídas por meio da ciência”, afirma a graduanda, que pretende transformar o conhecimento adquirido no treinamento em capacitações para outros estudantes.

Student Chapter UFMG

O grupo completou 2 anos mês passado. Na imagem, a composição atual do Student Chapter
Integrantes do Student Chapter, que surgiu há dois anosStudent Chapter UFMG / divulgação

O grupo de extensão, atualmente sob orientação do professor Diogo Vidal, é um dos três Student Chapters da ACS no Brasil. Sediado no Departamento de Química, atua principalmente na divulgação científica e na formação de jovens cientistas na UFMG. Reúne 28 membros, entre graduandos dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas e Engenharia Química.

Desde seu início, em dezembro de 2017, o Student Chapter já organizou mais de 30 eventos e atividades para as comunidades interna e externa à UFMG, como o simpósio para jovens cientistas e o evento Química faz bem, em parceria com o Museu das Minas e do Metal.

As atividades do grupo também contribuem para a formação constante de seus membros, estimulando-os a desenvolver habilidades que não fazem parte dos currículos de graduação, como liderança, criação e desenvolvimento de projetos em equipes complexas, busca de financiamento e estrutura organizacional hierárquica, entre outras.

As atividades do ACS Student Chapter UFMG podem ser acompanhadas pelo Facebook ou pelo Instagram.

Maria Gabriela Lara