Pessoas

Alunas da UFMG recebem menção honrosa por trabalho apresentado em reunião da SBPC

Alunas de graduação analisaram o projeto de divulgação da literatura negra feminina Preta Poeta

Integrantes do projeto de ação afirmativa que divulga a literatura feminina e negra Foto: Preta Poeta

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma organização voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil. A instituição faz reuniões anuais, nas quais premia trabalhos do país inteiro. Na edição deste ano, que foi a 70ª, quatro trabalhos da UFMG obtiveram destaque – um foi vencedor e três receberam menção honrosa.

Uma das menções foi dedicada ao trabalho de estudantes da UFMG, que decidiram pesquisar os efeitos e sentidos do Preta Poeta, projeto de ação afirmativa que busca incentivar a produção, a declamação e a difusão da literatura negra feminina.

A pesquisa, intitulada Preta Poeta: efeitos e sentidos de um projeto literário de ação afirmativa na UFMG, foi tema de entrevista com as estudantes e autoras Lindiwe Sophia Fideles e Juliana Tolentino, no programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 10.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-10-09-2018.mp3

Produção de Larissa Fernandes e João Rezende, sob orientação de Hugo Rafael