Pesquisa e Inovação

Alunos da Engenharia UFMG se preparam 16° Fórmula SAE

Duas equipes da UFMG participam do evento

Equipe Formula SAE UFMG
Equipe Formula SAE UFMG Reprodução Facebook

Surgida em 1978 nos Estados Unidos, a Fórmula SAE é uma competição estudantil que desafia equipes de universitários a projetar, fabricar e competir com pequenos veículos de corrida. Para dar mais liberdade aos competidores, o júri coloca poucas restrições. O desafio principal é desenvolver um carro que possa passar com sucesso por todas as etapas da disputa. Um desses eventos, a Competição Fórmula SAE, chega à sua 16° edição e conta com a participação de duas equipes de alunos da UFMG, Fórmula Tesla e Fórmula SAE, que irão disputar nas categorias Elétrica e Combustão, respectivamente. Inclusive a equipe Fórmula Testa é a atual vice campeã do torneio e vai em busca de resultados ainda melhores este ano. As equipes já estão finalizando as construções dos carros, que têm estrutura semelhante aos da Fórmula 1.

A aluna de Engenharia Mecânica na UFMG e capitã da equipe Fórmula SAE, Carla Sayuri, conversou com o programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 29.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O 16° Competição Fórmula SAE evento será realizado entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo e reúne mais de mil estudantes de engenharia de 14 estados e do Distrito Federal. No ano passado, as equipes vencedoras foram a Fórmula Cefast, do CEFET-MG e a E-Racing, da Unicamp de São Paulo. Para acompanhar o desempenho das equipes da UFMG na competição, acesse as páginas facebook.com/FsaeUFMG ou facebook.com/formulateslaufmg/.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória