Alunos de disciplinas isoladas passam a ter acesso a e-books

Serviço é oferecido pela Biblioteca Universitária; decisão foi motivada pela intensificação do ensino remoto

Ensino à distância motivou liberação do conteúdo para os estudantes de matérias isoladas
Os alunos de disciplinas isoladas terão acesso às plataformas por 30 dias, com possibilidade de renovaçãoLucas Braga | UFMG

Os alunos que estão devidamente cadastrados nas disciplinas isoladas dos cursos da UFMG também poderão entrar nas plataformas de e-books adquiridas pela Biblioteca Universitária. O acesso foi proporcionado após um estudo de viabilidade feito por comissão de bibliotecários do Sistema de Bibliotecas.

A coordenadora da comissão, Cleide Vieira, revela que a decisão foi motivada pela intensificação do ensino a distância. "Apesar de a demanda não ser grande, verificamos a necessidade de estender o acesso aos e-books para os alunos matriculados em disciplinas isoladas na UFMG, facilitando o ensino remoto. Importante ressaltar que esses estudantes terão acesso apenas aos livros eletrônicos, e não aos impressos”, afirma Cleide.

O acesso aos livros eletrônicos requer cadastro temporário no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Para isso, é preciso enviar CPF, identidade e comprovante de matrícula por e-mail para a biblioteca da unidade onde o aluno cursa. Também é necessário informar um e-mail pessoal válido para efetivar o cadastro.

O estudante poderá ingressar em diversas plataformas até o momento de conclusão da disciplina isolada. As plataformas têm seus próprios caminhos de acesso, que estão informados no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube e também abaixo.

Como acessar os livros eletrônicos
O primeiro acesso, tanto na Minha Biblioteca quanto na Pearson, é feito pelo Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de Consulta, o usuário deverá selecionar a opção E-book em Tipo de Obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Quando se clica sobre ele, aparece uma tela em que são solicitados login e senha de acesso. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

Para acessar a plataforma ProQuest's Arts E-book Subscription, com conteúdos em artes que abrangem a graduação e a pós-graduação, é necessário clicar em Solicitar Conta na página da plataforma, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Para o acesso aos e-books da plataforma Árvore de livros, é preciso solicitar login e senha de acesso enviando mensagem para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br ou para chefiabiblioteca@fafich.ufmg.br. A plataforma fica liberada por 30 dias. A renovação desse prazo é condicionada à disponibilidade de logins no momento do pedido.

Plataforma que disponibiliza as normas técnicas das principais organizações de normalização do mundo também está disponível para os alunos
Plataforma da ABNT que disponibiliza a consulta de normas técnicas também está disponívelCarla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

ABNT Coleção
É de livre acesso, para toda a comunidade da UFMG, o acesso à ABNT Coleção, plataforma que permite visualizar, em um único ambiente virtual, as normas técnicas das principais organizações de normalização do mundo.

Fora da Universidade, esse conteúdo está acessível apenas em telefones celulares e tablets, mediante o preenchimento dos campos requisitados pelo site. Na opção "empresa" o aluno deverá preencher "UFMG", e os espaços "usuário" e "senha" devem ser preenchidos, ambos, com o código "AlunoUFMG".

A pesquisa pode ser feita pelo número da norma, por palavras contidas no texto das normas, pelo nome do comitê que as elaborou, código de Identificação (ICS/CIN), período de publicação ou status (“em vigor” ou “cancelada”). Nos resultados das pesquisas será possível conferir todo o conteúdo. Mais informações estão no tutorial publicado pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG.