Estudantes do Coltec colhem frutos de participação em convenção internacional

Equipe teve o melhor desempenho entre as escolas brasileiras em encontro na Índia; experiência foi relatada em palestra na Toshiba

Seis alunos do Colégio Técnico da UFMG (Coltec) estiveram, na semana passada, na fábrica da Toshiba, em Contagem, onde fizeram palestra sobre as vivências e aprendizados durante a mais recente edição do International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), realizada na Índia.

Os estudantes abordaram, na apresentação feita para os diretores da empresa, o aprendizado cultural decorrente da imersão na Ásia, o contato com a realidade econômica da Índia e os contrastes sociais observados durante os passeios na cidade de Lucknow. A convenção foi realizada em outubro, naquela que é considerada a maior escola do mundo, a City Montessori School.

“A experiência agregou conhecimentos a que nós normalmente não temos acesso no ensino médio regular, que não oferece disciplinas sobre empreendedorismo”, comentou Elias Muzzi, aluno do curso de Química.

Ester, Maria José, Rosilene, Thiago, Guilherme, Miguel, Caio e Elias: experiência que teve repercussões
Ester, Maria José, Rosilene, Thiago, Guilherme, Miguel, Caio e Elias: experiência teve repercussões Arquivo da equipe

Desafios

A IYCCE é uma competição entre colégios, com tarefas que envolveram diferentes áreas do conhecimento. “Os estudantes foram desafiados a pensar de forma empreendedora no desenvolvimento de produtos, empregando tecnologias inovadoras e sempre norteados pelo viés social”, descreve a professora de língua estrangeira Fernanda Peçanha, uma das coordenadoras da equipe.

Ao todo, 73 escolas da Ásia e das Américas participaram da disputa. Entre as nove equipes brasileiras, o Coltec foi a única agraciada com uma medalha, pela quarta colocação obtida na etapa Fintoons. “Elaboramos um cartoon sobre a influência que as compras pela internet exercem no comércio presencial. O roteiro abordou a reflexão de um consumidor jovem que opta por otimizar seu tempo fazendo transações on-line”, explicou Thiago Barros, aluno do curso de Eletrônica.

O Coltec também foi finalista na etapa Bull versus Bear, fundamentada em um debate em que as equipes foram levadas a divergir sobre a possibilidade de preservação de culturas em um mundo cada vez mais globalizado.

As demais tarefas foram testes de matemática aplicada; apresentação de plano de negócios inovador, com todos os requisitos financeiros para a sua implementação; criação de anúncio publicitário sobre um alimento considerado saudável; elaboração de vídeo sobre o descarte de resíduos em indústria. “Para a consecução dessa etapa, havíamos filmado o cotidiano da própria Toshiba e suas iniciativas de gestão adequada de resíduos industriais, controle de danos ambientais e uso eficiente de energia e água”, explicou Caio Fernandes, do curso de Química.

Além de Elias, Thiago e Caio, os estudantes Miguel Pereira (informática), Guilherme dos Santos (automação) e Ester Martins (química) formaram o time do Coltec. Eles atuaram sob coordenação dos professores Maria José Alves, Francis Paiva, Rosilene Siray, Eliezer Costa e Fernanda Peçanha.

Os estudantes do Coltec produziram um vídeo sobre a viagem:

O Coltec integrou a delegação brasileira como prêmio pelo bom desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, cujo resultado fora divulgado em julho.

A City Montessori School (CMS), fundada em 1953, é considerada a maior escola de ensino básico do mundo, com mais de 55 mil alunos e 4,5 mil funcionários, distribuídos em 18 campi na cidade de Lucknow. Participaram da última IYCCE cerca de 500 estudantes de ensino fundamental e médio, oriundos de escolas públicas e privadas de diferentes partes da Índia e de outros países.

Internacionalização

Nos últimos anos, o Coltec tem desenvolvido várias iniciativas de intercâmbio na educação básica, firmando-se no cenário nacional como referência de internacionalização do ensino médio técnico. Entre as rotas que já foram trilhadas, estão Alemanha, Argentina, China e Suécia.

Em 2010, os alunos do colégio realizaram uma imersão na Alemanha. De 2012 a 2015, por meio de convênio de cooperação com a Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano (ESCMB), da Universidade Nacional de Córdoba, o Coltec recebeu 32 estudantes argentinos e quatro professoras da ESCMB e enviou a Córdoba 29 estudantes e dois professores.

Em julho deste ano, uma comitiva de alunos e professores do Coltec esteve na China. A viagem foi fruto de parceria com o Instituto Confúcio da UFMG (IC), voltada ao ensino do mandarim e à comunicação acadêmica e cultural entre a universidade e instituições chinesas. Nos anos de 2014 e 2015, a parceria com a sueca Bäckängsgymnasiet viabilizou a ida de 20 estudantes brasileiros a Borås e trouxe estudantes suecos.

Ouça a entrevista da professora Maria José Alves à Rádio UFMG Educativa sobre a participação do Coltec no IYCCE:

Matheus Espíndola