Institucional

Allyson Moreira e Denise Travassos são os novos gestores da Faculdade de Odontologia

Para o diretor empossado ontem, desafios demandam coragem e sensibilidade; ele prometeu transparência e compromisso com a universidade pública

...
Denise Travassos e Allyson Moreira assumiram para gestão 2020-2024 Foca Lisboa / UFMG

“Sabemos dos enormes desafios que enfrentaremos. Isso demanda coragem, sensibilidade e criatividade. Faremos uma administração transparente e comprometida com a universidade pública”, afirmou, na noite de ontem, o novo diretor da Faculdade de Odontologia, Allyson Nogueira Moreira. Ele tomou posse junto com a vice-diretora, Denise Vieira Travassos, para mandato de quatro anos. Allyson e Denise substituem, respectivamente, Henrique Pretti e Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto.

A cerimônia contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, de dirigentes, docentes, servidores técnicos, estudantes e familiares.

“Falo com orgulho que sou filho desta casa. Do início da graduação até o dia de hoje, são 37 anos dentro desta Universidade. Em 1992, tive uma das minhas maiores alegrias, com a aprovação em concurso público para professor da UFMG. Essa trajetória árdua e prazerosa e o apoio dos amigos me convenceram a assumir, com a professora Denise Travassos, esta missão”, disse o diretor empossado.

...
Allyson Moreira: manter excelência e superar dificuldadesFoca Lisboa / UFMG

Reflexão e apoio
Allyson Nogueira lembrou que, desde 2013, uma nova versão curricular vem sendo adotada na Unidade, sob permanente avaliação. “É necessário continuarmos refletindo sobre os avanços conquistados e os aspectos que ainda podem ser aprimorados”, afirmou.

Com participação ativa na pós-graduação há mais de 20 anos, Nogueira recordou a consolidação dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, hoje qualificados como de excelência pela Capes. Ele garantiu apoio a todos os esforços “para que o programa mantenha sua posição de destaque nacional e internacional”.

Após ressaltar que a Faculdade de Odontologia é “referência e campo fértil” para o desenvolvimento da extensão universitária na UFMG – “a atividade nos aproxima da sociedade e nutre nossa prática acadêmica” –, Allyson Nogueira disse que ainda há espaço para novas iniciativas, que também serão apoiadas.

Ao final de sua fala, o diretor dirigiu-se à comunidade, convidando-a a atuar como sujeito ativo da nova gestão. Declarou a intenção de manter diálogo franco com os estudantes – “o tempo de vocês aqui na Faculdade deve ser o melhor de suas vidas: tempo de aprender, sonhar e transformar” – e disse contar com a dedicação e lealdade dos servidores, cujo trabalho “é vital para as atividades desta casa”. Convocou os colegas docentes a prosseguir com a missão de manter a excelência da Faculdade de Odontologia, superar as dificuldades e, “com consideração e respeito, trabalhar pelo ensino público, gratuito e de qualidade”.  

...
Claudia Magalhães: suporte da comunicadeFoca Lisboa / UFMG

Colega de Allyson Moreira desde os anos de 1980, quando ambos ingressaram na graduação em Odontologia, a professora Claudia Silami de Magalhães saudou os novos gestores, que, segundo ela, têm pela frente “muitas tarefas que desafiarão sua criatividade e sua capacidade gerencial”. Claudia ofereceu o suporte de toda a comunidade, “que dividirá com vocês a jornada que se inicia, em prol do engrandecimento de nossa escola”.

“Allyson Moreira e Denise Travassos são ‘prata da casa’, e tenho a firme convicção de que valores como honestidade, respeito, empatia, inteligência emocional e comunicação assertiva orientam suas ações como cidadãos e servidores públicos”, disse a professora.

...
Henrique Pretti: mais otimista que há quatro anosFoca Lisboa / UFMG

Autogestão
Henrique Pretti destacou o apoio da administração da Universidade ao longo de toda a sua gestão, afirmou que deixa a Faculdade de Odontologia muito diferente da que encontrou há quatro anos e considerou a autogestão de cada setor como o progresso mais significativo. “Trabalhamos para reforçar a consciência de que a responsabilidade de gerir e transformar uma faculdade é de todos. Saímos com a certeza de que temos hoje uma equipe extremamente competente, com a qual aprendemos muito, e precisamos do apoio da Reitoria para mantermos treinamento permanente, uma meta ainda a ser atingida”, disse o agora ex-diretor, que agradeceu a colaboração de diversas pessoas.

Pretti disse ainda que ele e a professora Rogéli estão, depois de quatro anos de gestão, mais otimistas com relação ao futuro da Faculdade e da Universidade. “Mas isso não significa que não vemos os desafios que restam. E podemos perceber como nos mantemos unidos diante das adversidades. Essa união nos fortifica e nos dá certeza do sucesso.”

Ainda sobre a gestão que se encerrou ontem, a professora Juliana Vilela Bastos afirmou que os diretores não se intimidaram diante de pressões e cobranças, que tiveram determinação para buscar conhecimentos que respondessem às suas dúvidas e que mantiveram relação direta e transparente com todos os setores e segmentos. “Essa postura traduziu-se em muitas conquistas, em relações de trabalho mais humanas e gentis e foi catalisadora de ações eficientes”, disse.

‘Abraçar o desafio de seu tempo’
A reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu a Henrique Pretti e Rogéli Peixoto pelo empenho e leveza com que conduziram a Faculdade e também pela “motivação em seguir em frente mesmo nos momentos mais difíceis”. Ela disse ainda que é imprescindível conjugar esforços com os novos diretores para que seus planos para a Unidade se transformem em realidade. “Trabalharemos juntos para que o momento adverso não comprometa os caminhos e a missão de uma universidade pública de relevância como a UFMG.”

Sandra Goulart Almeida ressaltou que a Faculdade de Odontologia é uma referência para a UFMG, na produção e difusão de conhecimento, na formação de recursos humanos e na vocação extensionista, de grande impacto sobre a saúde pública.

Sandra Almeida:
Sandra Almeida: projeto de país 'próspero e pujante'Foca Lisboa / UFMG

A reitora lembrou que cortes e contingenciamentos têm atingido as universidades federais “de modo implacável” e que marcos regulatórios e outras medidas “têm ferido a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e de pensamento e a prática colegiada e democrática que a nós são tão caras”.

Segundo Sandra, os gestores não escolhem o momento adequado, ou que lhes apraz, para cumprir a missão “mais honrosa a nos ser delegada como professores da UFMG”. Cabe aos dirigentes eleitos pela comunidade, ela continuou, “abraçar o desafio de seu tempo, seja ele qual for, dando voz à aspiração de todos que querem construir uma instituição sempre melhor, expandir o atendimento às demandas da sociedade, sem abrir mão de nossa autonomia”. 

Para a reitora, a essência da missão de uma instituição com a UFMG está ligada à utopia da construção de uma sociedade. “Ela funciona como o espaço no qual se produzem, cotidianamente, esboços de realidades diferentes, submetidos a diferentes perspectivas. Sua atividade cria lampejos que deixam entrever a possibilidade de um mundo novo”, disse.

Por isso, segundo ela, “navegando nas múltiplas contradições de uma sociedade complexa, devemos seguir reafirmando o potencial do conhecimento como instância capaz de provocar amplos rearranjos, tornando obsoletos muitos dos impasses da época atual”. Sandra afirmou ainda que a vitalidade da UFMG garante a convicção de que “estamos indo em frente e a cada dia nos tornando mais relevantes e mais necessários para a constituição de um projeto de país próspero e pujante, mais justo e equânime”.

As trajetórias
Allyson Nogueira graduou-se pela UFMG, especializou-se em Dentística pela Faculdade de Bauru da USP e cursou doutorado em Odontologia (concentração em Periodontia) na Universidad de Buenos Aires. Professor titular, é membro do Colegiado de Pós-graduação e coordenador da área de Clínica Odontológica da pós-graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Odontologia, desde 1999. Tem experiência com ênfase em clínica odontológica, periodontia, materiais odontológicos, odontogeriatria e cariologia.

Até a posse como diretor, ocupava a chefia do Departamento de Odontologia Restauradora. Criou o projeto de extensão Odontogeriatria, compõe o corpo editorial dos periódicos Arquivos em Odontologia (da própria Faculdade) e Revista Odontología Chilena. É líder do grupo de pesquisa do CNPq Biomateriais e doenças biofilme-dependentes. 

Graduada em Odontologia e em Direito pela UFMG, Denise Travassos tem mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela USP e doutorado em Odontologia pela UFMG. É professora adjunta do Hospital das Clínicas da UFMG e professora adjunta da Faculdade de Odontologia. Tem experiência com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos temas odontologia legal, produção de provas, direito à saúde e odontologia hospitalar.

...
Rogéli Peixoto (primeira à esquerda), Henrique Pretti, Sandra Almeida, Allyson Moreira e Denise TravassosFoca Lisboa / UFMG

Itamar Rigueira Jr.