Ensino

Ambiente auxilia professores a criarem disciplinas on-line e semipresenciais

27 de novembro é o Dia Nacional da Educação a Distância; potencial pedagógico da modalidade ainda é pouco explorado

Tela do Espaço que está hospedado no sistema MinhaUFMG
Tela do Espaço que está hospedado no sistema MinhaUFMG Reprodução

Várias normas educacionais, entre elas a Resolução 13/2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), permitem que até 20% da carga horária total dos cursos de graduação presenciais seja ministrada a distância. Muitos docentes, no entanto, ainda não exploram essa possibilidade, seja por desconhecimento, pela dinâmica do ensino a distância ou mesmo por preconceito em relação à modalidade.

Esse cenário motivou o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), com apoio das pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação, a desenvolver o Espaço Disciplinas EaD no Ensino Presencial, hospedado no sistema MinhaUFMG que disponibiliza informações básicas sobre a oferta de disciplinas a distância ou semipresenciais.

Navegação livre e suporte
A iniciativa estimula o professor a navegar livremente pelo ambiente, por isso não há tutores ou instrutores. No entanto, existem canais de comunicação diretos com a equipe de assessores pedagógicos do Caed para esclarecimento de dúvidas. A inscrição é aberta e pode ser feita, a qualquer tempo, pelo próprio usuário, que deverá estar logado no MinhaUFMG e clicar sobre o link.

O conteúdo inclui materiais sobre o planejamento da matéria, sobre o ambiente virtual em que será hospedada, o Moodle, sobre os recursos midiáticos e hipermidiáticos que podem ser utilizados e outras ações de apoio promovidas pelo Caed. Webconferência gravada pelo órgão explica, de forma detalhada, como funciona o espaço: 

Além do Espaço, o Caed oferece, ao professor interessado em conhecer melhor os recursos da educação a distância, assessoria pedagógica, curso de criação de materiais didáticos na modalidade, estrutura para gravação de videoaulas e transmissão de webconferências. 

Com Assessoria de Comunicação do Caed-UFMG