Notícias Externas

Andifes promove na UFMG seminário sobre autonomia

Entidade homenageará o ex-ministro da Educação, Murílio Hingel, nesta quarta-feira

Reitoria sediará seminário da Andifes
Prédio da Reitoria da UFMG, que sediará o seminário da Andifes Foca Lisboa / UFMG

Aspectos relacionados ao conceito de autonomia universitária e à sua aplicação prática serão discutidos nesta quarta-feira, 21, no campus Pampulha, em seminário promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O evento, que será realizado a partir das 8h30 na Sala das Sessões (4º andar da Reitoria), reunirá, na mesa de abertura, reitores e ex-reitores de quatro universidades: Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN), Clélio Campolina Diniz (UFMG), Roberto Leher (UFRJ) e Wrana Maria Panizzi (UFRGS).

O debate faz parte da agenda de discussões da Andifes sobre temas relevantes para as universidades e para a sociedade. Para o presidente da entidade, reitor Emmanuel Tourinho, da Universidade Federal do Pará, a autonomia é um avanço histórico e diz respeito à liberdade de gestão financeira, administrativa e de pensamento, “ou seja, a liberdade de cátedra dentro das universidades”.

Organizador do Seminário Andifes Autonomia Universitária, o secretário-executivo da entidade, Gustavo Balduino, afirma que “a autonomia, para além de ser um estatuto do ente universidade, é um bem valoroso para as sociedades civilizadas”.

Homenagem
Após o seminário, a entidade outorgará a medalha Mérito Educacional Andifes ao ex-ministro da Educação, Murílio Hingel. Criada em 2007, a condecoração é um reconhecimento a personalidades que desempenharam papéis relevantes para a Educação, para a Ciência e Tecnologia e, consequentemente, para o país.

Murílio Hingel foi ministro da Educação de 1992 a 1995. Licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora, especializou-se em planejamento educacional para o ensino de primeiro e segundo graus. Dirigiu várias instituições, lecionou e exerceu cargos técnicos e administrativos em Juiz de Fora e em outras localidades de Minas Gerais.

No Cefet
Nesta terça-feira, 20, o Conselho Pleno da Andifes realiza, no Cefet-MG, sua 115ª reunião extraordinária. O encontro ocorrerá no auditório do campus II da instituição.

Com Assessoria de Comunicação da Andifes