Pesquisa e Inovação

Ciclo 'Tempos presentes' reflete sobre o papel das humanidades no estudo das ditaduras

Conferência será ministrada pelo professor António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa

António Costa Pinto, professor da Universidade de Lisboa
António Costa Pinto, professor da Universidade de Lisboa Foto: Arquivo pessoal

Nesta segunda-feira, dia 16, o professor da Universidade de Lisboa António Costa Pinto será o convidado do ciclo Tempos presentes. A conferência Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será ministrada a partir das 19h, no auditório Baesse, que fica no 4º andar da Fafich.

Professor, pesquisador e coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto desenvolveu uma série de atividades na UFMG durante este mês como convidado do programa Cátedras Fundep/IEAT. Sua participação no ciclo de conferências Tempos presentes encerra formalmente a sua estada acadêmica na Universidade.

O conferencista
António Costa Pinto é professor catedrático no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e foi docente convidado nas universidades de Stanford e Georgetown, nos EUA, e no Institut D'Études Politiques, em Paris, e investigador visitante nas universidades de Princeton, da Califórnia, em Berkeley, e de Nova York, nos EUA.

Ex-presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP), tem tratado, sobretudo, do autoritarismo e do fascismo, e dos processos de justiça de transição em diferentes lugares do mundo. Sobre esses temas, Costa Pinto organizou e publicou dois livros no Brasil, ambos em parceria com Francisco Carlos Palomanes Martinho: O passado que não passa: a sombra das ditaduras na Europa do Sul e na América Latina, publicado em 2014 pela Editora José Olympio, e A onda corporativa: corporativismo e ditaduras na Europa e na América Latina, que foi lançado em 2016 pela Editora FGV.

António Costa Pinto foi entrevistado na edição do 2.071 do Boletim UFMG.

Questões contemporâneas
Lançado em março deste ano, o ciclo de conferências Tempos presentes põe em discussão questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação, contemplando temas que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, envolvendo também a comunidade externa à Universidade.

Nas primeiras edições, foram debatidos os desafios da construção democrática, perspectivas de atuação da universidade pública, o compromisso da universidade na superação do racismo e em defesa da universidade necessária e as alternativas democráticas ao ultraneoliberalismo autocrático atual.

O evento é organizado pela Reitoria da UFMG e conta, nesta edição, com o apoio do Programa de Pós-graduação em História e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

As atividades do ciclo de conferências Tempos presentes podem ser aproveitadas pelos alunos da UFMG como atividades acadêmicas complementares. Os estudantes de graduação que se inscreverem por meio deste link e assinarem a lista de presença terão direito a certificado, que poderá valer créditos em seus cursos.