Notícias Externas

Após 14 edições presenciais em Ouro Preto, CineOP ganha edição digital em 2020

Coordenadora-geral da Mostra de Cinema de Ouro Preto, Raquel Hallak falou sobre a adaptação do evento, que segue reafirmando o cinema como patrimônio histórico

Tradicional evento do cinema brasileiro ganha edição on-line em ano de pandemia
Tradicional evento do cinema brasileiro ganha edição on-line em ano de pandemia Foto: Jackson Romanelli / Universo Produção

Começa na próxima quinta-feira, 3, a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). Em 2020, assim como o próprio ano, a CineOP também será diferente. Na celebração de 15 edições, o evento será on-line. Cinema de Todas as Telas foi o tema escolhido para refletir o momento histórico que o mundo e o Brasil atravessam. Mas o foco, pelo qual a CineOP é considerada pioneira, não muda: a mostra segue tratando de temas como preservação audiovisual, memória e história, além do cinema como patrimônio, reafirmando seu objetivo de ser um instrumento de reflexão e de luta em prol do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. 

A programação da CineOP 2020 segue estruturada em três temáticas centrais: Preservação, História e Educação. Ao longo de cinco dias, estão previstas exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas e shows musicais. O evento também recebe, mais uma vez, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. 

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 3, a coordenadora-geral da 15ª CineOP, Raquel Hallak, falou sobre a edição especial do evento, em formato digital.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Programação e cobertura
A abertura será na quinta-feira, 3, às 20h, com o debate Cinema em Todas as Telas. A discussão vai tratar da era digital, do crescimento dos serviços de streaming e de como o audiovisual brasileiro pode sobreviver e adaptar-se a essas mudanças. A conversa também relaciona o aniversário de 70 anos da televisão no Brasil com o poder político da comunicação. 

Assim como nas outras 14 edições, a UFMG Educativa segue acompanhando a CineOP em 2020. Ao longo desta semana, no programa Noite Ilustrada, serão veiculadas dicas da programação e entrevistas que falam da 15ª CineOP. Toda a programação, que segue gratuita, pode ser consultada no site da CineOP, onde também é possível fazer inscrição para as atividades. 

Produção de Hugo Rafael