Ensino

Geógrafo de Columbia discute como levar a ciência para a sala de aula

Michael Passow, que fala no IGC nesta quinta, coordena o projeto 'Earth2Class' destinado à capacitação de educadores

Construção de jardim na escola Jalira Lucchesi de Miranda em Diamantina
Construção de jardim na Escola Jalira Lucchesi de Miranda, em Diamantina Facebook Geografia em Comunidade

Aproximar as universidades das comunidades escolares locais é o objetivo dos professores Michael Passow, da Universidade de Columbia, em Nova York, e Douglas Sathler, da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM), que ministrarão palestras nesta quinta-feira, 9, às 17h, no auditório do IGC.

Em sua exposição, Trazendo a ciência para a sala de aula, o professor americano, especialista em geologia marinha e geofísica, discorrerá sobre seu projeto Earth2Class. Desenvolvida em localidades dos Estados Unidos, como Nova York e Nova Jérsei e com colaborações no Brasil com o Colégio Bandeirantes, a UFVJM e USP, o trabalho promove capacitações de educadores, como workshops, encontros, visitas técnicas e participação em eventos.

O programa envolve professores, cientistas da terra e especialistas em tecnologia. O objetivo do Earth2Class é possibilitar o acesso de estudantes e alunos das comunidades escolares a pesquisas de ponta, que possam ser utilizadas para desenvolver a aprendizagem diretamente ligada aos "problemas do mundo real". Desde 1998, mais de 120 workshops foram realizados.

Em comunidade

Aproveitando a vinda de Passow ao país, Douglas Sathler, doutor pelo Cedeplar UFMG, que teve o americano como parceiro em seu pós-doutorado, convidou-o para atividades na UFMG e na UFVJM. Nesta última, Sathler desenvolve o projeto Geografia em Comunidade, iniciativa de alunos da disciplina Planejamento Urbano e Regional do curso de geografia da universidade, que envolve práticas de empreendedorismo social no ensino.

O projeto de extensão, desenvolvido em Diamantina (sede da UFVJM) e em localidades no entorno, realiza ações de planejamento, geografia urbana, população e ambiente em ambientes escolares, entre as quais, a construção de um campo para práticas de atividades esportivas, recuperação e ampliação de jardins, criação de hortas comunitárias e realização de feiras de ciência.

O evento é gratuito, e os participantes receberão certificados.