Apuração da consulta para escolha do novo Reitorado começa após a votação

Resultado deve sair até o início da manhã de sexta-feira

Iluminação noturna no espelho d´água e do prédio da Reitoria, onde a apuração será realizada Foca Lisboa / UFMG

Termina nesta quinta, às 22h, nas unidades onde há expediente noturno, a votação para a escolha do novo Reitorado da UFMG. A apuração começa na sequência, nas próprias unidades, e os resultados serão encaminhados ao auditório da Reitoria por meio de um mapa de apuração, planilha que realiza os cálculos ponderados e a totalização dos votos, que será exibida em telão.

A expectativa é que o resultado da consulta seja divulgado até o início da madrugada desta sexta-feira, dia 10. Os trabalhos de apuração na Reitoria serão transmitidos ao vivo. Aguarde o link de transmissão.

A TV UFMG conversou com a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, que fez uma avaliação da votação no dia de hoje. Assista:

Três chapas participam da consulta (os números foram definidos por sorteio): Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice); Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice); Chapa 3 (UFMG+) – Andréa Mara Macedo, do ICB (Reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice).

Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que alcançarem os maiores percentuais no primeiro turno para concorrerem no segundo turno, marcado para os dias 21 (Hospital das Clínicas) e 22 deste mês (todas as unidades).

Com base no resultado da consulta, o Colégio Eleitoral – formado pelos integrantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores – vai elaborar lista tríplice, encabeçada pelo vencedor do pleito, que será encaminhada ao Ministério da Educação, responsável pela definição dos novos ocupantes dos cargos de reitor e vice (integrantes da mesma chapa, necessariamente).

Mais informações estão disponíveis no site da consulta.