Arquitetura discute mobilidade em articulação com políticas públicas

Evento reunirá, em novembro, representantes de movimentos sociais, pesquisadores, estudantes, técnicos e gestores

Evento visa dialogar com diversas frentes afetadas pela mobilidade urbana na RMBH
Identidade visual do evento, que promoverá o diálogo entre a mobilidade e outras políticas públicasCintya Ornelas/Fórum de Desenvolvimento Metropolitano

O Núcleo Belo Horizonte do Observatório das Metrópoles promove, em parceria com o Lugares de Urbanidade Metropolitana na RMBH (LUMEs), o 1º Fórum de Desenvolvimento Metropolitano RMBH: Mobilidade Urbana. O evento, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro na Escola de Arquitetura, reunirá representantes de movimentos sociais, coletivos metropolitanos, pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos e demais interessados no tema da mobilidade.

“O fórum foi pensado não como evento acadêmico, mas, sim, como espaço para discutir a mobilidade urbana da RMBH em diálogo com outras pautas, como políticas de gênero e de desenvolvimento urbano, saúde, juventude e outros temas que se conectam com a mobilidade. Para aproximarmos de grupos que estão, de fato, contribuindo o desenvolvimento da RMBH, convidamos pessoas que promovem reflexões e desenvolvem projetos sobre a região para participarem ativamente do evento”, explica Marcelo Amaral, integrante do Observatório das Metrópoles.

A programação é composta de mesas-redondas, apresentações de pesquisas e projetos, oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições e feira. Entre os temas abordados, estão Lutas e apropriações urbanas, Tempo e custo da mobilidadeMobilidade e gênero e Mobilidade e planejamento metropolitano. A conferência de abertura será feita pelo professor da UFRJ Luiz César de Queiroz Ribeiro, vice-coordenador do Observatório das Metrópoles, e a de encerramento, pelo vereador Tarcísio Motta, do Psol-RJ.

Para todos
Para garantir acesso ao maior número possível de moradores da RMBH, o evento disponibilizará auxílio transporte para pessoas que não têm condições de se deslocar até a Escola de Arquitetura. Serão viabilizadas três formas de transporte: ônibus fretado, ressarcimento dos custos de transporte diretamente à pessoa ou articulação de caronas solidárias entre participantes com ressarcimento dos custos com gasolina. A solicitação de auxílio deve ser feita até 31 de outubro por meio de formulário eletrônico.

O fórum ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, das 9h às 19h30, na Escola de Arquitetura da UFMG. As inscrições, gratuitas, terminam no dia 8 de novembro. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento e no Facebook.