Arte e Cultura

Ars Nova - Coral da UFMG realiza apresentação de coros virtuais

Com isolamento social, grupo se reinventa em vídeos em que os membros cantam de suas próprias casas

Formato tradicional de apresentação do Coral Ars Nova não é viável durante pandemia
Formato tradicional de apresentação do Coral Ars Nova foi interrompido durante pandemia Beatriz Cordeiro

Mesmo com as atividades presenciais suspensas, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde durante a pandemia do novo Coronavírus, a UFMG não para. E muitas das ações da universidade estão se reinventando em meio ao trabalho remoto. O Ars Nova - Coral da UFMG é um exemplo. Referência no canto coral no Brasil e no exterior, com mais de 60 anos de história, o Ars Nova está em trabalho remoto desde março e encarnou essa situação inédita na história do coral se transformando em um coro virtual. Em vídeos onde os membros cantam de suas próprias casas, o Ars nova já publicou 3 coros o virtuais. O mais recente deles um uma versão da música MLK da banda U2, de 1983, no arranjo de Bob Chilcott e com solo do tenor Hendrigo del Freitas.

A produção dos coros virtuais conta com parceria da Escola de Música e da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. O Ars Nova chama a atenção, em seus vídeos, para a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG, que arrecada recursos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos destinados ao Hospital das Clínicas da UFMG, ao Hospital Risoleta Tolentino Neves e à Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, o regente titular do Ars Nova, maestro Lincoln Andrade, falou sobre as atividades do coral em tempos de isolamento.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Para assistir os vídeos é só acessar o canal do Ars Nova - Coral da UFMG no Youtube.

Para saber mais sobre e contribuir com o financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG, acesse o site da campanha.

Produção de Filipe Sartoreto