Ars Nova homenageia profissionais de saúde em novo coro virtual

Vídeo disponível no YouTube tem música da banda U2 que evoca Martin Luther King

Em trabalho remoto desde março, devido à pandemia de Covid-19, o Ars Nova – Coral da UFMG apresenta mais um coro virtual para o público. O vídeo com a canção MLK, da banda irlandesa U2, é uma homenagem do Ars Nova aos profissionais de saúde que se expõem na linha de frente do combate ao coronavírus.

O título da música, balada do disco The unforgettable fire, de 1984, é referência a Martin Luther King, ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. O coro virtual tem arranjo de Bob Chilcott e solo do tenor Hendrigo del Freitas.

Para o maestro Lincoln Andrade, a realização dos coros virtuais é um trabalho que pode e deve ser feito em casa. “O propósito não é só mostrar uma produção nesse período de quarentena, mas também enviar para o público um produto com a esperança de amenizar as tensões de um momento tão delicado pelo qual todos passamos”, ele diz.

Os vídeos anteriores – com a obra sacra Agnus Dei, da americana Emily Doll, e com a canção Apesar de você, de Chico Buarque – estão disponíveis no canal do Ars Nova no YouTube.

A produção dos coros virtuais conta com parceria da Escola de Música e da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. O Ars Nova chama a atenção, em seus vídeos, para a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG, que arrecada recursos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos destinados ao Hospital das Clínicas da UFMG, ao Hospital Risoleta Tolentino Neves e à Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela UFMG e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Aqui e lá fora
Há mais de 60 anos, o Ars Nova – Coral da UFMG representa a cultura brasileira e a UFMG no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, de 1962 a 2004, o coro realizou 1,4 mil apresentações em 79 cidades brasileiras e em 66 cidades de 17 países. Desde sua retomada, em 2013, o Ars Nova alcançou público aproximado de 28 mil pessoas em mais de 110 concertos no Brasil e exterior. Em 2017, o maestro Lincoln Andrade, professor da Escola de Música da UFMG, assumiu a regência do coro, que também tem-se dedicado a estreias brasileiras de obras contemporâneas.

Com Assessoria de Comunicação do Ars Nova