Notícias Externas

Artane Inarde lança primeiro EP, com influências que vão do forró à música clássica

Cantora começou nas artes pela poesia e entrou para música após se tornar amiga do professor de violão, que se tornou parceiro de composição

EP ‘Tatuagem’ será lançado nas plataformas virtuais no dia 1º de outubro
EP ‘Tatuagem’ será lançado nas plataformas virtuais no dia 1º de outubro Divulgação

Artane Inarde entrou no universo artístico pela via da escrita. Publicou poemas e contos em livros nacionais e estrangeiros. A música é paixão antiga, mas, como carreira, veio mais recentemente, por meio do filho. Artane foi levá-lo para ter aulas de musicalização e acabou se inscrevendo no curso de violão. Através de um instrumento, sentiu o potencial de outro: a própria voz. E assim começou a nascer a trajetória como cantora, que lança agora o primeiro trabalho autoral. O EP Tatuagem estreia na próxima sexta, 1º de outubro, em todas as plataformas digitais.

Para falar mais desse debut e de todo o envolvimento que tem com as artes, Artane Inarde concedeu entrevista ao programa Noite Ilustrada dessa sexta, 24. A cantora detalhou as variadas influências musicais e poéticas que atravessam o EP, passando por forró, guitarra e música clássica, principalmente porque Artane foi diversas vezes ver a Orquestra Filarmônica de Minas antes da pandemia.

Poeta desde criança, Artane descobriu o dom musical recentemente quase que por acaso
Poeta desde criança, Artane descobriu o dom musical recentemente quase que por acaso Dois Mais um Fotografia - Fábio e Letícia Silva

A cantora nascida em Natal (RN) que mora em Belo Horizonte também detalhou como fez amizade com Ale Hilario, seu professor de violão que se tornou parceiro em quatro das cinco músicas lançadas. Entre elas, uma é especial. “Todas as minhas músicas nasceram da poesia. Tatuagem foi a primeira composição e foi a primeira vez que eu vi os meus versos se tornarem música. Foi um momento divisor de águas na minha vida, foi muito emocionante. Me arrancou lágrimas de alegria. Quantas pessoas podem dizer na vida que choram de alegria, não é? É um transbordamento, e isso feio da junção das minhas duas paixões: a poesia com a música”, compartilhou.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Tatuagem, primeiro EP de Artane Inarde, será lançado na próxima sexta, 1º de outubro, mas as faixas Tatuagem e Coração Ligeiro já estão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio. A página da cantora no Instagram também é um canal para acompanhar seus passos.

Produção: Maron Filho, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas