Arte e Cultura

Artes cênicas serão contempladas em oficinas do Festival de Verão

Atividades abordarão estética negra, cenas autorais curtas e performance solo​

Oficina sobre teatro negro se propõe a expandir o entendimento sobre a estética da produção de artistas negros.
Oficina sobre teatro negro visa expandir o entendimento sobre a estética da produção  Divulgação

Atores, dramaturgos, poetas e amantes das artes cênicas encontrarão nas oficinas do 13ª Festival de Verão da UFMG várias possibilidades de praticar e aprimorar suas aptidões. As atividades, que serão ministradas por professores e artistas de destaque, vão abordar aspectos teóricos e práticos do teatro, promover reflexão e atualização sobre as temáticas.

A atriz Soraya Martins, formada pelo Teatro Universitário (TU) da UFMG, juntamente com o premiado dramaturgo Anderson Feliciano, vai mediar a oficina Teatro(s) Negro(s): dramaturgia e outras fabulações. A atividade pretende ser um espaço de reflexão sobre a cena contemporânea produzida por artistas negros. Os participantes, segundo a autora, ao repercutirem textos críticos, vão analisar como as produções contemporâneas têm contribuído para a superação de uma “visão reducionista” sobre o teatro negro, segundo a qual ele seria meramente “panfletário”.

“É preciso estudar a estética do teatro negro sob um ponto de vista mais amplo. Como toda arte, temos, sim, um caráter ideológico. O teatro negro, no entanto, extrapola a abordagem das religiões de matriz negra e das mazelas históricas. Podemos falar de uma forma diferente e trazer outras narrativas que venham a expandir esse entendimento”, comenta Soraya Martins, que cursou Semiologia do Teatro na Universidade de Bolonha, na Itália, e hoje escreve crítica de teatro para vários festivais nacionais.

O curso oferece 20 vagas e ocorre de 11 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h, na sala 2 do Centro Cultural UFMG.

Oficina 'Pequenas Dramaturgias' utiliza diversos materiais para a montagem de uma cena curta do cotidiano
Oficina 'Pequenas Dramaturgias' utiliza diversos materiais para a montagem de uma cena curta do cotidiano Divulgação

Textos curtos
“Com base nas escolhas dos participantes, como músicas, pequenos poemas ou tirinhas de quadrinhos, trabalharemos alguns princípios da transformação de uma mídia em outra: quadrinhos em texto de teatro, poema em narrativa dramática, além de roteiros curtos para serem improvisados por alguém ou por um grupo". Assim, a professora Marina Marcondes Machado descreve a dinâmica da oficina Pequenas dramaturgias, que ela vai ministrar para jovens do ensino médio e seus professores de teatro.

O propósito da atividade é abrir a possibilidade de escrita de cenas curtas, nas modalidades dramática, épica e pós-dramática, com base em elementos teatrais simples e cenas do cotidiano. De acordo com Marina Machado, serão criados textos teatrais bem curtos, em que os diálogos e narrativas terão como pano de fundo uma mistura de estilos. “A oficina poderá ser um empurrão em direção à pesquisa e informação, para que os jovens e seus professores sintam-se capazes de escrever seus próprios textos”, argumenta a professora, que é autora de livros sobre arte na infância e docente do TU e da pós-graduação em Artes da Cena, na Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG.

A oficina Pequenas dramaturgias terá uma turma em cada dia de atividades (12, 13 e 14 de fevereiro, das 8h30 às 12h30), na sala 5 do Centro Cultural UFMG.

Ferramentas para elaboração de um espetáculo solo serão trabalhadas na oficina 'Solo em Foco'
Ferramentas para elaboração de um espetáculo solo serão trabalhadas na oficina 'Solo em Foco' Foto: Luiza Palhares

Artistas solos
Direcionada a artistas solos das artes performativas, como teatro e dança, mas também de linguagens afins, como a poesia, a oficina Solo em foco será oferecida para interessados com idade mínima de 17 anos. “Por meio de metodologias específicas de orientação, abordadas de forma prática e teórica, o curso fornecerá ferramentas para criação de um processo artístico autoral”, explica a atriz, diretora de teatro e professora de artes Ludmilla Ramalho. Ela ministrará a atividade em parceria com o ator Gui Augusto, formado no Curso de Teatro da EBA.

Ludmilla detalha que a imersão proposta possibilitará aos participantes dar os primeiros passos criativos em seu projeto autoral. “A atividade também visa sensibilizar os artistas da cena sobre as especificidades que devem ser levadas em conta nos processos de criação e investigação. Isso é importante para que a trajetória do trabalho não seja exposta às fragilidades inerentes à pesquisa, produção, elaboração de projetos e captação de recursos”, completa.

A oficina ocorre de 11 a 14 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, na sala 1 do Centro Cultural. Recomenda-se que os participantes vistam roupas confortáveis e levem cadernos de registro, textos, imagens e quaisquer outros materiais que façam parte de seu processo mais recente de investigação criativa.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174. 

Informações sobre as inscrições nessas três e nas demais oficinas do evento estão disponíveis no hotsite do Festival de Verão.

Matheus Espíndola