Pesquisa e Inovação

As consequências do plágio acadêmico

Especialistas repercutem os danos da apropriação de ideias para o avanço da ciência

A legislação brasileira não possui critérios específicos para definir o que é plágio , enquadrando-o por vezes como crime contra o direito autoral. Já na academia, o conceito é ainda mais debatido: qual o limite entre a inspiração e a apropriação de ideias? Com o intuito de avaliar individualmente cada caso e punir aqueles que comprovadamente agiram de má fé em sua pesquisa, o CNPq criou a Comissão de Integridade na Atividade Científica.

Porém, a definição do que é ou não plágio mudou muito ao longo do tempo. A cópia de ideias e obras que dificulta o surgimento de novos conceitos e tecnologias hoje, já foi amplamente aceita no passado. O surgimento da internet também é um marco para a reconfiguração da prática e do conceito dela, ao mesmo passo que se tornou mais fácil obter informações e copiá-las descaradamente, também se tornou mais simples detectá-las em outros textos.

No vídeo produzido pela TV UFMG, o professor da Faculdade de Direito da UFMG, Marco Antônio Alves, que estudou sobre o conceito de autoria na modernidade em sua tese de doutorado e o professor aposentado da UFMG e atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG , Paulo Sérgio Beirão, abordaram o tema. 

Ficha técnica
Entrevistados -  Marco Antônio Alves – Prof. Faculdade de Direito UFMG
Paulo Sérgio Beirão – Dir. Ciência, Tecnologia e Inovação FapemigProdução: Gabriel José
Reportagem: Gabriel José e Ludmilla Cabral
Imagens: Ravik Gomes e Cássio de Jesus
Edição: Otávio Zonatto