Institucional

Assembleia de Minas Gerais vai discutir situação financeira da Fapemig

Audiência pública será realizada na tarde desta quarta-feira

Entrada do prédio da ALMG
Entrada do prédio da ALMG Portal ALMG

A situação financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) será debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira, 3 de abril, a partir das 16h30. Participarão do evento a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, dirigentes e pesquisadores de entidades científicas e de instituições que compõem o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Em fevereiro, a instituição anunciou a suspensão de bolsas e do repasse de recursos, o que já afeta as pesquisas desenvolvidas em Minas Gerais.

A audiência foi convocada pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputada Beatriz Cerqueira (PT). O evento, que será realizado no Auditório José Alencar, terá transmissão on-line, por meio do site da ALMG. Internautas poderão participar ao vivo.

O professor do ICB, Mauro Martins Teixeira, vice-presidente Academia Brasileira de Ciências - Regional MG/Centro-Oeste, explica que a audiência pública se insere no conjunto de esforços feitos pela comunidade científica mineira para solucionar o impasse financeiro vivido pela agência de fomento. "A questão é muito grave. A Fapemig vem sofrendo com a falta de repasses do governo estadual. Como representantes da academia, temos que deixar claro que a ciência traz desenvolvimento para o estado", defende. “Apoio à ciência e à tecnologia não é gasto, é investimento”.

Desde 2016, a Fundação vem sofrendo com a irregularidade de repasses, mas, nos últimos meses, a situação se agravou, culminando com a suspensão do pagamento de bolsas. A determinação do artigo 212 da Constituição Estadual estabelece que 1% da receita ordinária corrente do Estado deve ser destinada, em duodécimos, à Fapemig.

No dia 8 do mês passado, a UFMG sediou reunião com reitores de instituições federais de ensino superior do estado para avaliação do cenário. A Coluna Educação, da Rádio UFMG Educativa, que foi ao ar nesta segunda-feira, 1º de abril, foi dedicada à crise financeira da agência.