Atividades em Tiradentes dão início ao 51º Festival de Inverno da UFMG

Centro de Estudos e Biblioteca será reinaugurado com mesa-redonda sobre os 230 anos da Inconfidência Mineira

Tiradentes sedia campus cultural da UFMG
Tiradentes sedia campus cultural da UFMG Arquivo Festival de Inverno / Facebook

A programação do 51º Festival de Inverno da UFMG será aberta nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 15h, em Tiradentes, com a retomada, em nova configuração, das atividades do Centro de Estudos e Biblioteca. No local, pesquisadores, grupos e centros de estudos associados desenvolverão projetos sobre temas de maior impacto no município e região, em campos como história, meio ambiente e arte. A instituição passa a abrigar coleções do acervo do poeta Affonso Ávila.

Na sequência, será realizado o debate 230 anos da Inconfidência Mineira, com os professores José Newton Coelho Meneses, do Departamento de História da Fafich, Thais Nivia Fonseca, da Faculdade de Educação, e Christianni Cardoso Morais, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Mais tarde, às 19h, o Centro Cultural Sesiminas Yves Alves exibe o documentário Paisagem – um olhar sobre Roberto Burle Marx. Dirigido por João Vargas Penna, o filme conta a vida e a obra de Roberto Burle Marx (1909-1994), responsável por diversos projetos paisagísticos em Tiradentes. Assista ao trailer oficial do documentário:

Memória e patrimônio
A 51ª edição do Festival de Inverno da UFMG terá como tema memória e patrimônio, que tem inspirado debates fundamentais, motivados tanto por catástrofes, como os incêndios do Museu Nacional e do Museu da Língua Portuguesa, quanto pelo questionamento de políticas públicas para o setor. “A Universidade tem a responsabilidade de participar do debate, e resolvemos fazer isso por meio de políticas e projetos sobre patrimônio em curso na Instituição. Articulamos ações bem-sucedidas e outras apenas iniciadas, utilizando imóveis de inestimável valor histórico que integram o conjunto de espaços culturais  da UFMG”, afirma o professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, responsável pela organização do evento.

As inscrições para oficinas e residências artísticas estão abertas até esta quinta-feira, dia 11. A programação do evento pode ser consultada em seu site oficial.