Ensino

Atividades no campus Saúde revelam segredos das embalagens de alimentos ultraprocessados

Mesa-redonda e exposição fotográfica promovem reflexão sobre o modelo alimentar vigente

Nesta segunda-feira, 11, a partir das 14 horas, a Escola de Enfermagem promoverá uma mesa-redonda para discutir o ambiente e o modelo alimentar vigente e as características dos alimentos ultraprocessados. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no auditório Lais Netto.

A atividade será moderada pela professora Milene Cristine Pessoa, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, e contará com a participação da jornalista Desirée Rodrigues Ruas, uma das criadoras do movimento BH e do Núcleo da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável em Minas Gerais, das nutricionistas e professoras, Larissa Loures Mendes e Paula Martins Horta, do jornalista João Peres, um dos criadores do site O Joio e O Trigo, especializado em investigações sobre alimentação, e do assistente social, Leonardo Koury Martins, membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG).

O joio no rótulo
Ainda no campus Saúde, de 18 a 21 de novembro, a exposição fotográfica O Joio no Rótulo revelará as letras miúdas ou escondidas, os ingredientes misteriosos, as tabelas de informação nutricional confusas, elementos que compõem as embalagens de alimentos ultraprocessados.

No evento, será revelada a quantidade de açúcar em vários alimentos e informações sobre alguns produtos mais vendidos no país que não estão suficientemente claras no rótulo. “As fotos de alta qualidade expõem o que um produto realmente é, sem o marketing que o envolve. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) reconhecem o rótulo como uma ferramenta útil para orientar os consumidores nas melhores escolhas alimentares e, consequentemente, contribuir para conter o crescimento de doenças relacionadas à alimentação não saudável”, explica a professora Milene Pessoa.

A exposição é organizada pelo projeto de jornalismo O Joio e o Trigo, que investiga exclusivamente a alimentação e suas implicações políticas, em parceria com o Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem