Atleta da UFMG sobe ao pódio no mundial de ginástica aeróbica

Lucas Barbosa ganhou medalha de bronze no Azerbaijão; a dupla que ele forma com Tamires Silva classificou-se para os Jogos Mundiais de 2022

Lucas Barbosa comemora a medalha em Baku
Lucas Barbosa comemora a medalha em Baku Ivan Ferreira / Divulgação

Lucas Barbosa, atleta formado na UFMG e integrante da equipe de ginástica aeróbica da Universidade, ganhou a medalha de bronze na prova individual masculina do campeonato mundial da modalidade, realizado na última semana, em Baku, capital do Azerbaijão.

A dupla formada por Lucas e Tamires Silva, também atleta da UFMG, ficou em quinto lugar e classificou-se para a próxima edição – em 2022, nos Estados Unidos – dos Jogos Mundiais, que reúnem as modalidades esportivas não olímpicas. Tamires ficou entre as dez melhores no individual feminino. Eles são treinados por Pedro Augusto Amorim.

Os atletas integram o Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva, criado há 25 anos na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. A professora Katia Lemos, coordenadora e treinadora do projeto de extensão, destaca que os resultados conquistados em Baku premiam a iniciativa de promover a volta dos atletas aos treinamentos em setembro do ano passado, depois de interrupção provocada pela pandemia.

“A UFMG e a equipe do projeto tiveram a sensibilidade de promover e retomada dos treinamentos, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança para a saúde. Se as portas tivessem se mantido fechadas, os atletas não teriam condições de competir com chances de repetir suas melhores performances”, argumenta a coordenadora, lembrando que, em março deste ano, os treinos pararam novamente por duas semanas, em vista do recrudescimento da crise sanitária.

Katia Lemos ressalta que a experiência de treinar em situação tão excepcional foi especialmente rica na medida em que gerou muito conhecimento novo. “Foi preciso elaborar estratégias em vários campos para a superação de problemas como o estresse e as incertezas que atingiram os atletas. A medalha do Lucas tem que caber no pescoço de várias pessoas, assim como os méritos da classificação da dupla devem ser partilhados”, afirma a professora, que cita a participação de pesquisadores e profissionais da fisiologia, da fisioterapia e da psicologia, todas com foco no esporte, do controle de carga e da biomecânica, entre outras áreas.

Leia mais sobre o projeto em matéria publicada no Portal UFMG por ocasião da classificação dos atletas para o Mundial do Azerbaijão.

Lucas Barbosa e Tamires Silva classificaram-se para a prova de duplas nos próximos Jogos Mundiais
Lucas Barbosa e Tamires Silva terminaram na quinta posição entre as duplasIvan Ferreira / Divulgação

Itamar Rigueira Jr.