Lazer e esporte

Judoca do CTE ganha ouro na Seletiva Nacional Sub-18

Kaíque Emanoel tem a expectativa de ser convocado para a seleção brasileira

Kaíque Emanoel é praticante de judô no CTE há quatro anos
Kaíque Emanoel : quatro anos no CTEFilipe Guedes / Assessoria EEFFTO

O judoca Kaíque Emanoel Santos da Silva, atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, conquistou, no último fim de semana, a medalha de ouro, na categoria Peso Pesado, da Seletiva Nacional de Judô Sub-18, realizada em Canoas, no Rio Grande do Sul. O atleta ganhou pontos na classificação que pode levá-lo à seleção brasileira, tornando-se o primeiro atleta da modalidade que treina no CTE a conquistar esse feito.

Com 16 anos, Kaíque pratica judô no CTE há quatro anos e tem mais um ano de sub-18 pela frente. “O judô foi um divisor de águas na minha vida. Antes, eu me comportava mal. O esporte me ensinou a ter respeito pelos outros e mostrou a importância de ser disciplinado. Saiu o rapaz bagunceiro e surgiu uma pessoa responsável", disse.

Com os pontos distribuídos na seletiva e consequente atualização do ranking da CBJ, Kaíque deverá assumir a liderança do ranking em sua categoria, podendo, assim, ser convocado para a seleção brasileira. "Sinto-me feliz e realizado, porque esse é um sonho que todo atleta tem, e ser o primeiro do CTE a alcançá-lo deixa uma sensação ainda melhor. Agradeço a meus pais, aos técnicos, à equipe de psicologia e a todos que me ajudaram a chegar até aqui", destacou.

O supervisor técnico da equipe de judô do CTE, André Fernandes, disse que as expectativas antes da competição eram muito positivas, tendo em vista o ótimo rendimento apresentado por Kaique nos treinamentos. "Trabalhamos muito desde dezembro do ano passado para chegarmos ao brasileiro Sub-18 e à seletiva nacional de base bem fortes", informou.

A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Judo (CBJ), foi a maior da história da categoria, reunindo 543 atletas de 153 clubes espalhados por 21 estados do Brasil e do Distrito Federal.

Com Filipe Guedes e Thiago Peruch / Assessoria de Comunicação da EEFFTO