Lazer e esporte

Atleta do CTE é convocada para o pan-americano de taekwondo

Competição será realizada de 5 a 19 de junho, em Cancún, no México

Bruna Rocha, 21 anos, estreia na seleção brasileira de Taekwendo, no Pan-Americano
Bruna Rocha, 21 anos, vai estrear na equipe brasileira de taekwondo, no Pan-americano de CancúnDivulgação / EFFTO

 A atleta de taekwondo Bruna Rocha, de 21 anos, que se prepara no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), representará o Brasil pela primeira vez no campeonato pan-americano da modalidade, na categoria adulta. No ano passado, por causa da pandemia da covid-19, não houve competições no país, e os atletas tiveram que se adaptar aos treinos em casa.  

A convocação, comunicada por meio de carta, na semana passada, deu a Bruna o que ela definiu como uma “sensação inexplicável". "Fiquei superfeliz e grata, porque eu sei que isso é resultado de muito trabalho e dedicação. A equipe de psicologia do CTE me ajudou bastante, com trabalhos em grupo e individuais, que foram importantes para que eu pudesse me manter motivada nesse período difícil”, destacou a atleta, campeã brasileira da modalidade em 2018. A edição 2021 dos Jogos Pan-americanos será disputada no próximo mês, em Cancún, no México.

Bolsa Atleta
Bruna Rocha, que conquistou a medalha de bronze no Chile Open 2019 e no Grand Slam 2020, figura entre os 31 atletas do CTE contemplados com o programa Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Vinte e cinco atletas olímpicos e seis paralímpicos receberão bolsas nas modalidades base, intermediária e internacional, entre os 7.197 brasileiros contemplados na edição 2021.

Segundo o coordenador do Taekwondo, Cristiano Arruda, entre os sete atletas da modalidade contemplados, quatro receberão bolsas internacionais. “Isso evidencia a consolidação de um trabalho quem vem se traduzindo em resultados de nível internacional”, observa.

A coordenadora do esporte paralímpico no CTE, Andressa Silva, também comemora a concessão das bolsas. "São dois anos de trabalho dos treinadores e atletas, com apoio do Ministério da Cidadania e do Comitê Paralímpico Brasileiro", destaca.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, esta é a maior lista de atletas contemplados desde o início do programa. O investimento chega a R$84,5 milhões anuais.    

Alan Claudino,1º à direita, um dos atletas paralímpicos do CTE contemplados
Alan Claudino, primeiro à direita, é um dos atletas paralímpicos do CTE contemplados com a bolsaDivulgação / Comitê Paralímpico Brasileiro

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO