Notícias Externas

Ator Odilon Esteves espalha poesias nas redes sociais

Projeto 'Espalhemos Poesia' conta com perfil no Instagram e canal no Youtube

Desde 2016, ator Odilon Esteves publica poemas na internet
Desde 2016, ator Odilon Esteves publica poemas na internet Foto: Adriano Bastos

Literatura e teatro são artes bem próximas, que, ao longo dos tempos, têm estabelecido importantes diálogos no campo da arte. Não por acaso, são várias as obras literárias que ganham adaptações para os palcos: Amar, verbo intransitivo, do modernista Mário de Andrade, e Os miseráveis, do francês Victor Hugo, são alguns exemplos. 

O inverso também ocorre: as obras de William Shakespeare, considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, também foram publicadas em formato impresso, ajudando a perpetuar dramas populares, como Hamlet, Macbeth e Romeu e Julieta, até hoje muito encenados em palcos pelo mundo afora. Daqui do Brasil, podemos citar Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, montagem cujo texto já ganhou diversas edições físicas. 

Explorando essa frutífera intersecção entre dramaturgia e literatura, o ator e diretor mineiro Odilon Esteves, um dos fundadores da Cia. Luna Lunera, tem publicado, desde 2016, no Youtube e no Instagram, vídeos com leituras de algumas obras literárias. No projeto Espalhemos Poesia, já figuraram, nesses mais de três anos de atividade, nomes como Clarice Lispector, Adélia Prado, Bertolt Brecht, Carlos Drummond de Andrade, Charles Bukowski, Fernando Pessoa, Gabriel García Márquez, Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Vinicius de Moraes. Além, é claro, do próprio Odilon, com textos autorais.

No programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 21, o ator e diretor Odilon Esteves falou sobre arte e cultura em tempos de pandemia e, é claro, sobre os poemas e demais obras literárias que ele tem espalhado pelas redes sociais.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Veja o vídeo em que Odilon Esteves interpreta O menino que carregava água na peneira, de Manoel de Barros:

Produção de Hugo Rafael