Ensino

Professora da UFRJ fala sobre doenças neurodegenerativas em aula inaugural no ICB

Atividade, que será realizada no dia 16 de março, é promovida por núcleo que reúne os programas de pós-graduação da Unidade

Comparação entre um cérebro idoso normal (esquerda) e o cérebro de uma pessoa com Alzheimer (direita)
Esquema compara um cérebro idoso normal (à esquerda) com o de uma pessoa com AlzheimerDomínio público

O Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG) promoverá, no dia 16 de março, a partir das 14h, aula inaugural da pós-graduação do ICB, sobre tema de interesse geral dos 15 programas de mestrado e doutorado e três de mestrado profissional oferecidos nas unidades.

A professora Débora Foguel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai falar sobre Doenças neurodegenerativas no século 21. Ela é membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico.

As doenças neurodegenerativas afetam os neurônios do cérebro humano. Enquadram-se nesse grupo o Mal de Alzheimer e outras demências, o Mal de Parkinson e as Doenças do Neurônio Motor (DNM).

Os interessados poderão se inscrever, por meio deste link, até 9 de março. O evento é gratuito, e os participantes receberão certificados.

Débora Foguel, da UFRJ, vai abrir o semestre no ICB
Débora Foguel é especialista em química de proteínasUFRJ

Débora Foguel é graduada em Biologia, mestre e doutora em Bioquímica pela UFRJ. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Illinois e atualmente é professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Ela tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em química de macromoléculas (proteínas), trabalhando principalmente com agregação proteica, enovelamento proteico, doenças amiloidogênicas e inflamação. Débora Foguel foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRJ de 2011 a 2015.